Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

O que se sabe de mais antigo a respeito da habitação do território que hoje forma o Município de Três Ranchos, é que nos anos de 1887 a 1888, já havia no porto Mãe de Pau no Rio Paranaíba, um Vigia Fiscal conhecido como Antônio da Cunha Bastos.

Mesmo antes da época do Sr. Antônio da Cunha Bastos, estas terras já eram atravessadas por tropeiros que vinham das Províncias de São Paulo e Minas Gerais com destino aos Municípios de Entre Rios, (hoje Ipameri) Santa Cruz (hoje Santa Cruz de Goiás) e Vila Boa (hoje Goiás). Tornando, depois de algum tempo, aquele local um ponto por onde transitavam as pessoas em busca de novas terras.

Como o leito e margens do Rio Paranaíba eram muito ricos em diamantes, surgiu ali também um garimpo que teve como um dos primeiros garimpeiros Miguel Pereira e seus filhos. A maioria dos garimpeiros que ali passou não edificou suas residências, impossibilitando assim que seus nomes ficassem registrados na história do município. A origem do nome de Três Ranchos procede de três casebres construídos naquele local e que foram cobertos com folhas de babaçu, casebres estes que serviam como ponto de pouso dos boiadeiros e viajantes, havendo também um local para pastagem e descanso dos animais.

As terras férteis à margem do Rio Paranaíba, de excelente qualidade para pastagem, o garimpo de diamantes, e sobretudo a inauguração da estrada de ferro em 1922. Rede Mineira Viação, fizeram com que o povoado tomasse um grande impulso.

Só em 1948, no dia 19 de dezembro, o povoado foi elevado à categoria de Distrito de Catalão. Mais tarde em 19 de outubro de 1953, pela Lei nº 824, foi elevado à categoria de município, instalado em 1º de janeiro de 1954, com o nome de Paranaíba de Goiás, tornando assim termo da Comarca de Catalão, hoje, de 3ª Entrância.

O nome dado à cidade não permaneceu por muito tempo, pois pouco depois os habitantes e autoridades locais optaram pelo seu antigo nome. O Município de Três Ranchos, já teve a partir de sua emancipação política, 6 prefeito, sendo que o primeiro foi Luiz Ribeiro Horta.

Gentílico: Triranchense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Três Ranchos, ex-povoado, pela lei municipal nº 24, de 19-12-1948, subordinado ao município de Catalão. Em divisão territorial vigente em 1-VII-1950, o distrito de Três Ranchos figura no município de Catalão.

Elevado à categoria de município com a denominação de Paranaíba de Goiás, pela lei estadual nº 823, de 19-10-1953, desmembrado de Catalão. Sede no atual distrito de Três Ranchos ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial vigente em 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede. Pela lei municipal nº 28, de 01-12-1958, o município de Paranaíba de Goiás passou a denominar-se Três Ranchos. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração Toponímica Municipal

Paranaíba de Goiás para Três Ranchos alterado, pela lei municipal nº 28, de 01-12-1958.

Alteração Toponímica Distrital

Três Ranchos para Paranaíba de Goiás alterado, pela lei estadual nº 823, de 19-10-1953.  A represa de Embarcação, no rio Paranaiba, determinou o surgimento de um lago com rara beleza visual, em virtude principalmente de sua colaboração azulada – daí o nome de Lago Azul. Nas ilhas do Lago e ás suas margens forma-se uma estrutura de turismo avançada do nível que se aprecia em locais sofisticados e cosmopolitas do mundo.

O acesso se dá pelas rodovias BR-352, GO-330 e GO-208. O lago possui uma área de 440 Km² e profundidade máxima de 180 metros. Lanchas, barcos e esquis aquáticos singram as águas azuis. Além de boas condições de hospedagem no município de Três Ranchos, pode-se utilizar a hotelaria da cidade de Catalão e os condomínios privados construídos nas ilhas às margens do lago.

Selecionar município