Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Santa Bárbara de Goiás

http://santabarbara.go.gov.br/

Situa-se no Mato Grosso Goiano e teve origem com a fixação no local dos pioneiros Pedro Luiz Tavares, Antônio João de Araújo e Tomás Lobo, por volta de 1930. A lendária figura do padre Pelágio foi quem celebrou a primeira missa em Santa Bárbara, na capela em louvor a essa Santa. Em 12 de setembro de 1963 emancipou-se.

O município é cortado pelas GO’s 060, 152 e 222. Na agropecuária destaca-se com a produção de arroz, milho e feijão e uma das maiores produções leiteiras do Estado. É também grande produtor de melancia. A festa em louvor a Santa Bárbara, padroeira, é comemorada nos dias 24 e 25 de setembro.

Por volta de 1930, com a fixação na região de Pedro Luiz Tavares, Antônio de Araújo e Tomás Lobo, começou a surgir o município de Santa Bárbara. Em 1932 foi construída uma capela em louvor a Santa Bárbara e celebrada a primeira missa no local pelo padre Pelágio, considerando santo por fiéis de toda a região. A capela motivou a população a batizar o local de Santa Bárbara de Goiás.

Sua elevação a Distrito ocorreu em 12 de setembro de 1963, pertencente ao município de Trindade. No mesmo ano, em 23 de outubro, ganhou sua autonomia. Foi uma das localidades goianas que mais rapidamente passou de condição de Distrito para município. Santa Bárbara, com 5.123 habitantes, localiza-se às margens da GO-060. Está a 43 quilômetros de Goiânia. Sua base econômica é a agropecuária. O município se destaca ainda na produção industrial. Pertence a microrregião de Anicuns e mesorregião Centro Goiano. Lei de criação nº 4.710 de 23-10-1963.

Gentílico: Santa-barbarense

Selecionar município