Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Mundo Novo, ao contrário de outros municípios que surgiram através de garimpos, surgiu de um loteamento destinado às atividades agrícolas por volta de 1956. Nesta época, a Imobiliária Goiana Ltda fez um loteamento na Fazenda Mata Preta, em Crixás, e abriu uma pista de pouso para aviões em plena floresta.

Em junho de 1957, chegaram os primeiros colonizadores, destacando-se entre eles Salvador Sgamatt, Francisco Ferreira, Antenor José da Cruz e Arthur Delabona. Com muito esforço, esses pioneiros abriram uma estrada ligando a pista de pouso do loteamento até a sede do município, Crixás.

Em 1959, formou-se um povoado ao lado da pista, denominado Mundo Novo, atraindo novos pioneiros, inclusive Valentim Lourenço. Em 19 de julho do mesmo ano foi celebrada a primeira missa, em um templo dedicado a São Vicente de Paula. Hoje, neste local, existe a Igreja de São Vicente de Paula.

O povoado começou a se desenvolver rapidamente, ganhando importância no contexto municipal de Crixás. Foi elevado a distrito em 1968 e, no ano seguinte, o distrito recebeu energia elétrica. No dia 10 de junho de 1980, o distrito é elevado a município de Mundo Novo, por força de lei aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de Goiás.

Gentílico: Mundo-novense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Mundo Novo de Goiás, pela lei estadual nº 7178, de 05-11-1968, subordinado ao município de Crixás. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito figura no município de Crixás.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mundo Novo, pela lei estadual nº 8849, de 10-06-1980, desmembrado de Crixás. Sede no antigo distrito de Mundo Novo de Goiás. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Selecionar município