Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Situado no Sudeste de Goiás, o município de Corumbaíba é banhado pelo rio Corumbá. Teve sua origem no povoado denominado Arraial Novo dos Paulistas, formado na fazenda Arrependidos, de Francisco das Neves e família Ferreira de Cubas. Em 1895 os proprietários da fazenda doaram à Igreja Católica uma gleba de terra de 200 alqueires para a formação de um patrimônio. Em 12 de Janeiro de 1905 o povoado foi elevado à categoria de Vila, ganhando a denominação de Vila Xavier de Almeida.

Com a Lei Estadual nº 351 de 20 de julho de 1909, o povoado passou a se chamar Vila Corumbaíba, porque o local era banhado pelos Rios Corumbá e Paranaíba.

Pela Lei 389, de 08 de maio de 1912, Corumbaíba passou a município, desmembrando-se de Catalão. O Município destaca-se na produção de leite, e na agricultura desenvolve o plantio de arroz, milho e feijão.

Em Corumbaíba, os visitantes não podem deixar de conferir a Cadeia Pública, tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal, e também o Lago do Rio Paranaíba, a Ilha da Fantasia, o Rio Corumbá e as cachoeiras.

Gentílico: Corumbaibense

Selecionar município