Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Por volta de 1946 alguns moradores da região, onde atualmente está situada a cidade de Itaguari, tiveram a ideia de criar um povoado. Para efetivar a ideia, alguns fazendeiros da região doaram terras para a construção de ranchos e pequenas casas, formando o povoado de Campestre.

Assim, no ano de 1950, esses fazendeiros liderados por José Eduardo do Couto, consultados, os vizinhos e amigos que se dispuseram a ajudá-lo na empreitada, definiram então que o povoado seria construído em local alto, bem no meio da chapada, ponto de divisa de várias fazendas.

Naquele ano, José Eduardo do Couto, Pedro Vasconcelos do Couto, Salvador do Couto, Salvador Vieira da Cunha, Sebastião Ludovico de Almeida, dona Londolfa, Serafim Lino de Araújo e Joaquim Alves da Costa, registraram em cartório a doação de área para a formação do patrimônio que, mais tarde, transformou-se na cidade de Itaguari. A área foi doada à Igreja que lhe deu como patrono, São Sebastião.

O povoado surgiu com o nome de Itaguará, escolhido por José Eduardo do Couto. Era a composição de ITA (de Itaberaí); RI (de Sucuri, o rio que banha a cidade) e GUA (de Jaraguá, município que à época fazia divisa com Itaberaí). O nome mais tarde foi mudado para Itaguarí, por ser de melhor fonia. José Eduardo do Couto faleceu em 1969.

A cidade que criou o homenageou dando o seu nome a uma avenida e a um colégio, do qual a filha, Maria José da Piedade Pinheiro, foi a primeira professora.
No ano de 1987, o povoado de Itaguari, na época já elevado a categoria de Distrito de taquaral de Goiás teve sua emancipação política, concretizada pela Lei n° 10400 – D.O. de 27/01/1988 que passou a pertencer à mesorregião Centro Goiano, microrregião de Anápolis.

Itaguari é banhado pelos rios Sucuri e Casa de Telhas. Está a 100 quilômetros de Goiânia. Itaguari sustenta sua economia na produção agropecuária. É grande rodutor de milho, arroz e feijão e tem forte participação na produção estadual de leite e gado de corte. As indústrias de confecção são outro destaque de sua economia.

Gentílico: Itaguarino

Selecionar município