Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Santa Tereza de Goiás

https://santatereza.go.gov.br/

Localizada as margens da BR 153, a fundação de Santa Tereza de Goiás teve sua origem na implantação de referida Rodovia. O povoamento surgiu com a construção de ranchos pelos colonos que deixavam as cidades de Trombas e Formoso, enquanto esperavam um meio de condução para outros lugares. Em 1954 já existia no local um aglomerado de ranchos com a denominação do entroncamento de Formoso.

O local servia de ponto de pouso para posseiros que demandavam paragens a procura de terras devolutas do Estado. Dr. Belarmino Cruvinel e Dona Júlia Rodrigues de Moura, são os fundadores oficiais da atual cidade de Santa Tereza de Goiás, pois construíram as primeiras residências no local.

Gentílico: Santerezino

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santa Tereza, ex-povoado, pela lei municipal nº 52, de 20-02-1958, subordinado ao município de Porangatu. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito figura no município de Porangatu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Tereza de Goiás, pela lei estadual nº 4896, de 13-11-1963, desmembrado de Porangatu. Sede no atual distrito de Santa Tereza de Goiás ex-povoado Santa Tereza. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Selecionar município