Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Os responsáveis pelo povoamento da Região foram os habitantes de Corumbá de Goiás, atraídos pela fertilidade das terras para a exploração agrícola e pastoril, nas margens do Rio Capivari e Córrego Caruru.

A fundação do povoado se processou em 1874 com a realização de rezas, sob a direção de Dona Emerenciana, primeira moradora do local, onde se originou o núcleo urbano, inicialmente, o movimento dos fiéis se fazia em modesta capelinha de pau-a-pique; mais terde, as festividades religiosas transformaram-se em grandes romarias em louvor a Nossa Senhora da Abadia, e foram o fator principal para o crescimento da povoação.

Em 17 de agosto de 1895, após a realização da romaria, Dona Emeremciana obteve de João José da Maia, Manoel Gomes Ferreira, Joaquim de Souza Cordeiro e outros doação do terreno para a formação do patrimônio, cujo nome inicial foi “Posse”, decorrente do ato natural de posse dos primeiros moradores.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 8.305, de 31 de dezembro de 1943, o povoado passou à condição de distrito, do Município de Corumbá de Goiás com a denominação de “Abadiânia”, topônimo em louvor à Padroeira, Nossa Senhora da Abadia, instalado oficialmente em 2 de janeiro de 1944.

Com o advento da BR-153 – Belém-Brasília e a má localização da Sede Municipal, decidiu-se a transferência para as margens da citada rodovia, pela Lei Municipal nº 11, de 3 de agosto de 1960, efetivando-se a mudança em 15 de setembro de 1963.

A antiga sede retornou à condição de distrito, com a denominação de Posse d?Abadia, pela Lei Municipal nº 67, de 12 de setembro de 1963.

Gentílico: Abadianense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Abadiânia ex-povoado de Posse, pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, subordinado ao município de Corumbá de Goiás.

No quadro para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Abadiânia figura no município de Corumbá de Goiás.

Elevado à categoria de município com a denominação de Abadiânia, pela lei estadual nº 832, de 20-10-1953, desmembrado de Corumbá de Goiás. Sede no antigo distrito de Abadiânia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

No quadro fixado para vigorar no período de 1954-1958, o município é constituído do distrito sede.  Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1960.

Pela lei municipal nº 367, de 12-09-1963, é criado o distrito de Posse d’Abadia e anexado ao município de Abadiânia.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Abadiânia e Posse d’Abadia. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Aspectos Físicos: O município é componente da Microrregião do Entorno de Brasília. Sua sede municipal situa-se na posição geográfica de 16º 10′ 12″ de Latitude sul e 48º 38′ 24″ de Longitude. Limita-se com os municípios de Alexânia, Silvânia, Gameleira de Goiás, Anápolis, Pirenópolis e Corumbá de Goiás. Suas águas pertencem à bacia hidrográfica do Rio Paraná. Destacam-se o Rio Corumbá, Ribeirão das Antas, Piancó e Capivari.

Embora seu território apresente uma altitude média elevada, o mesmo não apresenta elevações de destaque, com vegetação típica de cerrado. Apresenta clima com características de tropical de altitude, com temperatura média de 20 graus. Altitude: O território municipal se encontra na região mais alta do estado – Planalto Central, estando quase todo a uma altitude aproximada de 1000 metros.

Selecionar município