Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Os primeiros habitantes do município de Rialma vieram de outros Estados em busca de terras doadas. Em 1940 foi criada a Colônia Agrícola de Goiás, um projeto do governo federal que ambicionava a ocupação do interior de Goiás. Muitas dessas pessoas conseguiram lotes na zona rural ou na zona urbana da colônia, mas, como havia muitas pessoas para pouca terra, algumas acabaram não conseguindo o benefício. Essas pessoas, sem ter onde morar nem para onde ir, sem dinheiro e carentes, resolveram se juntar e passaram a morar na margem direita do Rio das Almas, cujo nome é devido ao afogamento de várias pessoas. Esse novo povoado foi chamado de Barranca.

Em 21 de agosto de 1949, o povoado de Barranca foi elevado a distrito de Jaraguá com a denominação de Rialma. O nome do município veio de uma aglutinação de Rio das Almas. No ano de 1953 foi construída a BR-153, quando Rialma se desmembrou de Jaraguá, passando à categoria de município.

Gentílico: Rialmense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rialma, ex-povoado, pela lei municipal nº 11, de 21-08-1948. subordinado ao município de Jaraguá. Em divisão territorial vigente em 1-VII-1950, o município figura no município de Jaraguá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Rialma, pela lei estadual nº 753, de 16-07-1953, desmembrado de Jaraguá. Sede no antigo distrito de Rialma, ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pelo decreto federal nº 82852, de 18-12-1978, Rialma adquiriu do município de Jaraguá o território do extinto município de Castrinópolis, como simples distrito. Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 2 distritos: Rialma e Castrinópolis. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Selecionar município