Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Por volta do ano de 1933, num lugar conhecido como fazenda São Domingos alguns moradores da região se reuniram nas manhãs de domingo, sob um rancho, para celebrar a fé Católica.

A povoação originou-se, em 1940, com a doação por Manoel Firmino dos Santos, de uma área de terras para formação do patrimônio, iniciando-se com uma capela dedicada a Nossa Senhora da Guia, Padroeira local.

Com a vinda das famílias Araújo, Borges e Machado, atraídas pela fertilidade das terras, o povoado atingiu notável desenvolvimento tornando-se conhecido como “Firminópolis”, numa reverência ao fundador, Manoel Firmino dos Santos.

Pelo seu rápido e expressivo progresso, obteve a emancipação politico-administrativa, passando diretamente de povoado a município, pela Lei Estadual nº 174, de 07/10/1948, desmembrando-se de Paraúna.

Gentílico: Firminopolense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Firminópolis, pela Lei nº 06, de 26/04/1948, subordinado ao município de Paraúna. Elevado à categoria de município com a denominação de

Firminópolis, pela Lei nº 174, de 07/10/1948, desmembrado de Paraúna. Sede do atual distrito de Firminópolis, ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01/01/1949. Em divisão territorial vigente em 01/07/1960, o município é constituído do distrito sede. Em 1973 a cidade passou a ser sede de comarca.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Selecionar município