Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

No inicio da década de sessenta a região era um agreste sertão apenas habitada por animais selvagens.

Em 1961, entrou o corajoso Dolzane de Paula Bastos, natural de Orizona-GO. Junto com alguns companheiros de luta, penetraram nas matarias, com seus cargueiros, abrindo picada a procura de um lugar para residirem e trabalharem.

Estes traziam comestíveis, roupas, remédios para alguma emergência, e armas de fogo para se defenderem. Construíram seus ranchos, fixaram residências e plantaram roças às margens do Córrego Cambuí, numa região conhecida como Cavalo Queimado. Dolzane de Paula Bastos mandou lotear cinco alqueires goiano para serem vendido a quem interessasse fixar residência no povoado que ora se iniciava.

Ele e seu sócio, Joaquim Pereira de Faria, fizeram doações de três alqueires de terra à Paróquia que ia se construir.

Aos 3 de maio de 1961 a localidade recebeu a honrosa visita do Monsenhor Lincoln Monteiro Barbosa, que levantou o primeiro cruzeiro, como marco fundamental do lugar. Celebrou a primeira missa e realizou o primeiro casamento.

Essas cerimônias encheram de grande emoção os corações dos poucos habitantes que existiam, lutando arduamente e, com a esperança segura de que um dia o povoado tornar-se-ia uma cidade do interior goiano.

As boas qualidades da terra da região despertaram interesse de grande quantidade de migrantes de vários pontos do país, acelerando o desenvolvimento do povoado.

No início do ano de 1962 existiam 11 ranchos de palha e uma estrada boiadeira que demandava à Cidade de Goiás, numa distância de 120 km.

Em 05 de fevereiro de 1962 foi fundada a primeira escola, dirigida pela Profª Maria Soares Lopes da Silva, normalista formada na cidade de Formiga-MG; a qual funcionou num rancho de palha e recebeu o nome de Escola Tiradentes.
Nesta mesma época foi instalada a primeira casa comercial, de propriedade de José Antônio Cláudio (conhecido com ?Zé Melquíedes?) , para o fornecimento de diversos gêneros necessários aos habitantes do povoado recém criado.

Devido o lugar estar situado próximo ao Ribeirão Cavalo Queimado ficou inicialmente conhecido com este nome. Em 19 de junho de 1963, pela Lei Municipal nº 42, foi elevado à categoria de distrito, com a área territorial desmembrada do Distrito de Mozarlândia, prevalecendo o nome de Cavalo Queimado. Mais tarde passou a chamar São Joaquim do Araguaia e posteriormente Araguapaz. A origem do nome Araguapaz é devido a localidade estar situada no vale do Rio Araguaia e próximo ao Ribeirão Isabel Paes.

A localidade tomou grande impulso de desenvolvimento a partir de 1970 com a construção de Rodovia GO-164 (Estrada do Boi) ligando a Cidade de Goiás a São Miguel do Araguaia e passando pela via de Araguapaz. Com perspectivas do aproveitamento do potencial turístico do Rio Araguaia, o governo estadual construiu uma rodovia ligando Araguapaz à Aruanã, ficando a sede do distrito numa localização privilegiada.

Pela Lei Estadual nº 9.179, de 14 de maio de 1982, é criado o Município de Araguapaz, que foi solenemente instalado em 01 de fevereiro de 1983, com a posse do Prefeito Municipal, Sr. José João Henrique de Vasconcelos, e dos vereadores eleitos em 15 de novembro de 1982.

Gentílico: Araguapaense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cavalo Queimado, pela lei municipal nº 366, de 18-06-1963, subordinado ao município de Goiás.  Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito figura no município de Goiás.

Pela lei estadual nº 7058, de 26-06-1968, o distrito de Cavalo Queimado passou a denominar-se Araguapaz.  Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Araguapaz, pela lei estadual nº 9179, de 14-05-1982, desmembrado de Goiás. Sede no antigo distrito de Araguapaz. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983 , o município é constituído do distrito sede.  Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital Cavalo Queimado para Araguapaz alterado, pela lei estadual nº 7.058, de 26-06-1968.

Selecionar município