Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

O município de Nova Glória surgiu com o Decreto-Lei nº 6.882, de 19 de fevereiro de 1941, quando o presidente da República criava a Colônia Agrícola Nacional de Goiás — Cang —, situada às margens do Rio das Almas no Vale do São Patrício.

Foi nomeado para seu primeiro administrador Bernardo Sayão de Carvalho Araújo. O objetivo fundamental da Colônia era colonizar a área, fixando o homem à terra e substituindo a rotação da terra pela rotação da cultura. A Cang fornecia aos colonos lotes de terras que variavam de 26 a 32 hectares. Devido ao rápido progresso da Colônia, foi elevada à condição de Distrito de Ceres em 1943, e em 1953 foi criado o município de Ceres.

Por volta de 1947, surgia um novo povoado, constituído de imigrantes de vários países e dos estados brasileiros, a maioria mineiros. O fundador deste povoado, João Schettini, o batizou com o nome de Nova Glória, em homenagem à sua terra natal, São João da Glória, localizada em Minas Gerais.

A partir de 1950 é que o povoado começou a se desenvolver, devido à chegada da BR-014 — hoje BR-153 —, cuja rodovia cortava o povoado ao meio. São considerados pioneiros Antônio Filgueira de Morais, Avelino Baiano, Professor Orestes Vaz, Josias Rodrigues de Carvalho, entre outros.

Gentílico: Nova-glorino

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Nova Glória, pela lei estadual nº 8842, de 10-06-1980, desmembrado de Ceres. Sede no atual distrito de Nova Glória. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Selecionar município