Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

A origem do povoamento de Mutunópolis data de 1950, quando chegaram a esta região João Gonçalves Pacheco (o fundador) Narciso Locatelli e José Gomes Feitosa, em busca de terras férteis para a formação de lavouras.

Escolhido o local, edificaram as primeiras moradas e uma capelinha, em torno da qual foram surgindo novas construções, com a afluência de imigrantes do próprio Estado e de Minas Gerais, formando-se o povoado que recebeu o nome de Mutum, dada a grande quantidade dessa ave na região.

Em 31 de outubro de 1953, pela Lei Municipal nº 34, Mutum foi elevado à categoria de distrito, integrando o território de Porangatu, com a retificação do topônimo para Mutunópolis, mantendo-se a significação original, realizando-se a instalação oficial somente em janeiro de 1954.

Concorreram para o progresso do distrito, sucedendo ao fundador, os senhores: Odilon Ferreira Morgado, Etervino Rosa de Miranda, Álvaro Ferreira de Souza, João Teodoro de Oliveira e Joviano Vaz da Costa, obtendo-se a autonomia municipal, pela Lei Estadual nº 2105, de 14 de novembro de 1958, instalado em 1º de janeiro de 1959.

Gentílico: Mutunopolino

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Mutunópolis ex-povoado, pela lei municipal nº 34, de 31-12-1953, subordinado ao município de Porangatu. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Mutunópolis figura no município de Porangatu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mutunópolis, pela lei estadual nº 2105, de 14-11-1958, desmembrado de Porangatu. Sede no atual distrito de Mutunópolis ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Selecionar município