Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Inaciolândia localizada às margens da GO 206 é uma cidade que ao longo dos seus 15 anos de emancipação política administrativa, vem crescendo a cada ano que passa, não somente a nível populacional, como também a nível social e econômico.

Sua fundação como município data-se de 29 de abril de 1992, após ter sido realizado um plebiscito em 29 de março de 1992 onde o SIM foi à aclamação da população do então distrito do município de Itumbiara-GO.

Participaram deste marco histórico para Inaciolândia, segundo fontes da secretaria municipal da educação e cultura, as seguintes pessoas: José Inácio Rodrigues de Barros, Perilo Rodrigues de Moura, Dinomar Ribeiro Silva, Eurípides Sebastião dos Santos, Jurandy Guerra, Ataíde Rodrigues Borges, Sebastião Xavier Júnior, Modesto de Carvalho, Radivair Miranda Machado, Waterloo Araújo, Inácio Nunes do Nascimento, Jorge Assad Salles, Luiz Gonzaga Carnaiero de Moura, Sabino Hayazk, Sodino Vieira, Odair Dinato, Waldemar Berto da Silva, Divino de Oliveira Costa, Jassy Marciano de Oliveira, Celso Alves Borges, Luiz Alberto Neves de Oliveira, Elverton de Oliveira e Almir Martins Peixoto. No dia 03 de outubro de 1992 foi realizada a primeira eleição para prefeito e vereadores.

A fundação do povoado que deu origem a cidade de Inaciolândia data-se de 1967 quando foram construídas as primeiras casas, a do fundador José Rodrigues de Barros, e as residências do Sr. Pedro Soares de Arruda, Sr. Carmindo Francisco da Silva e Sr. Olras Francisco Sobrinho. José Inácio, o fundador do povoado, acreditava tanto no desenvolvimento do lugar que se empenhou em busca de melhorias, assim ele conseguiu a primeira Igreja Católica Apostólica Romana, criou à primeira escola Escola Municipal Inaciolândia situada à Rua Campo Grande s/nº sendo composta de duas salas de aula (atual tele centro). José Inácio foi responsável ainda pela doação do terreno onde se construiu a rodoviária de Inaciolândia no ano de 1969.

Por volta de 1970, o vereador chefe das máquinas, Sr. Odair Dinato com apoio do prefeito Ataíde Borges ampliou as ruas existentes e abriu outras ruas. Dente elas: Rua 02; Rua 03; Rua 04; Rua 05; Rua Boa Jesus; Rua Boa Vereda; Rua Santa Bárbara e outras. Ele também administrou a abertura do aeroporto.

Em 1973 no governo de Modesto de Carvalho foi inaugurada a Escola Agmar Fernandes Balieiro, que recebeu este nome em homenagem ao ex-vereador e cantor Agmar Fernandes Balieiro (Praião), da dupla Praião e Prainha. Neste mesmo ano criou-se o Posto do Correios que se situava à Av. Rio dos Bois.

No ano de 1975 foi inaugurada a nova ponte na GO 206 que liga Inaciolândia à Quirinópolis no governo de Irapuã Costa Jr. Em 14 de maio de 1976 de acordo com a lei nº. 8.092/76 Inaciolândia passou a ser distrito de Itumbiara.

José Inácio Rodrigues de Barros sonhava com uma cidade. Hoje esta cidade é uma realidade que está completando neste dia 29 de abril, 15 anos de muita luta trabalho e acima de tudo, 15 anos de muita simplicidade, de um povo que tem na sua singeleza a alegria de ser inaciolandense. Alguns por viverem aqui desde o nascimento, outros por terem deixados suas cidades para investir e viver em Inaciolândia.

Gentílico: Inaciolandense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Inaciolândia, pela lei estadual nº 8092, de 14­05-1976, subordinado ao município de Itumbiara.  Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito figura no município de Itumbiara. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Inaciolândia, pela lei estadual nº 11708, de 29-04-1992, desmembrado de Itumbiara. Sede no antigo distrito de Inaciolândia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Selecionar município