Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Alto Paraíso de Goiás

https://www.altoparaiso.go.gov.br/

Os primeiros registros de ocupação humana na região são de tribos indígenas como os cayapós, os xavantes e os guayazes. Depois vieram os bandeirantes em busca de minas de ouro e escravos foragidos, dando início ao ciclo da mineração nos arredores da região da Chapada dos Veadeiros, que levou ao surgimento de Cavalcante em 1740.

Nessa época, Alto Paraíso de Goiás chamava-se Veadeiros e pertencia a Cavalcante. O local consistia em uma fazenda, fundada por Francisco de Almeida em um pequeno núcleo de colonização. Este nome foi dado por causa do alto número de veados na região.

A partir da fundação de Veadeiros, começam a se desenvolver a agricultura e a pecuária para atender a demanda gerada pela descoberta do ouro em Cavalcante. Com o passar do tempo, o ouro foi se esgotando e as lavras sendo abandonadas. Em 1953, Veadeiros se emancipa de Cavalcante e, dez anos depois, recebe seu novo nome: Alto Paraíso de Goiás.

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, figura no município de Cavalcante o distrito Veadeiros.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 8.305, de 31-12-1943, o distrito de Veadeiros perdeu partes do seu território para os distritos de Guataçaba e Cavalcante.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Veadeiros, figura no município de Cavalcante.

Elevado à categoria de município com a denominação de Veadeiros, pela Lei Estadual n.º 808, de 12-10-1953, desmembrado de Cavalcante. Sede no antigo distrito de Veadeiros. Constituído de 2 distritos: Veadeiros e Nova Roma, ambos desmembrados do município de Cavalcante. Instalado em 01-01-1954.

Pela Lei Estadual n.º 2.138, de 14-11-1955, desmembrado do município de Veadeiros o distrito de Nova Roma. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual n.º 4.685, de 15-10-1963, o município de Veadeiros passou a denominar-se Alto Paraíso de Goiás.

Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 2011, o município é constituído de 2 distritos: Alto Paraíso de Goiás e São Jorge. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.

Selecionar município