Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Nova Crixás surgiu no início da década de 70, quando a família de José Alves Moreira, oriunda de Minas Gerais, adquiriu terras na região onde hoje se localiza o município, para a prática da agricultura.

Com a notícia das terras férteis, foram chegando pessoas para trabalhar nas lavouras, e José Alves decidiu doar parte de suas terras para abrigar essas famílias. Logo se descobriu que as terras não eram boas para o plantio e decidiram partir para a engorda de gado.

O fluxo migratório foi incentivado pela construção da rodovia GO-164 e, ao mesmo tempo, pela extensão de terras para a pecuária. Em princípio de 1971, o atalho e as máquinas chegavam nas barrancas do Rio Crixás-Mirim, definindo a estrada que passaria pela fazenda de José Alves.

Nessa altura, 1971, o governador do Estado era Leonino Ramos Caiado, e por essa razão, aliada à presença da família Caiado no município, para captar a simpatia do governador, José Alves batizou o lugar com o nome de Governador Leonino.

A fundação histórica deu-se no dia 13 de junho de 1971, com uma missa rezada pelo padre Arlindo Kappum onde hoje está edificada a primeira igreja católica. Em 1972, já demarcada a posição correta da rodovia, os irmãos Manzanos resolveram acelerar o processo de urbanização local, os quais contribuíram de maneira decisiva no crescimento do povoado e em sua elevação à condição de cidade.

Gentílico: Nova-crixaense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Nova Crixás, pela lei estadual nº 8853, de 16-06-1980, desmembrado de Crixás. Sede no atual distrito de Nova Crixás. Constituído de 2 distritos: Nova Crixás e Bandeirantes, ambos desmembrados de Crixás. Instalado em 01-02-1983.

Em divisão territorial datada de 1-07-1983, o município é constituído de 2 distritos: Nova Crixás e Bandeirantes. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Selecionar município