Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Simolândia é fruto de um ideal. Os pioneiros que ali chegaram tinham o sonho de construir uma nova vida, constituir família, estabelecer vínculos e crescer junto com a cidade. Minervino Nascimento dos Santos foi uma dessas pessoas. Nascido em Coribi, na Bahia, ele chegou à região onde hoje é Simolândia no ano de 1967.

Para Minervino, seu destino era mesmo a cidade. ″Sempre mexi com roça, plantando milho, algodão, feijão e cana. Resolvi sair da Bahia e fui para Alvorada. Lá eu montei uma frutaria, onde vendia banana e café. Dava até para tirar um bom dinheiro″, diz, com ares de nostalgia. ″Depois, decidi que tinha de me mudar para a região onde hoje é Simolândia.

Fiz um financiamento e comprei um lote aqui. A vida era calma e passava devagar. A cidade foi crescendo e o comércio, diversificando″, conta. Minervino foi o primeiro comerciante da cidade e até hoje mantém seu negócio. Agora, com 77 anos, ele diz que ainda adora participar dos festejos da Folia de Santos Reis.

Gentílico: Simolandense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Simolândia, pela lei estadual nº 9173, de 14-05-1982, subordinado ao município de Posse. Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito figura no município de Posse.

Elevado à categoria de município com a denominação de Simolândia, pela lei estadual nº 10448, de 14-01-1988, desmembrado de Posse. Sede no antigo distrito de Simolândia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Selecionar município