Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Começamos a história de Araçu em 1914, quando Jose Jacinto da Silva, proprietário das terras que margeavam o Córrego Salobro, doou à Igreja Católica parte dessas terras para a construção da capela e fundação do patrimônio, assim neste mesmo ano foi levantado o cruzeiro no provável átrio de terras mal niveladas da futura Capela de São Sebastião do Salobro, que foi comemorado com grandiosa festa e sempre a frente dos eventos estava José Jacinto da Silva e seu capataz João Marinho, ao espocar os primeiros tiros da guerra mundial na Europa, estava ereta a Capela do povoado.

Passados 11 anos ou seja em 1925, duas famílias lideradas por Antônio Camargo e João de Faria que injetaram um novo ânimo de progresso no povoado, em 1930, aos anúncios da Revolução que abalou e restruturou todo o Brasil, São Sebastião do Salobro já era arruado ou seja possuía uma urbanização delineada.

Em, 1935, Itaberaí elevou o povoado de Catingueiro Grande (Itauçu) à Distrito cuja sua delimitação distrital se incluía as terras do Povoado de São Sebastião do Salobro, que também já pretendia o seu destaque administrativo municipal.

Em 1940, se istalaram mais duas famílias de grande capacidade administrativa, que foram as famílias de Roriz e de Freitas Borges, lideradas por Dorival Roriz e por José de Freitas Borges, hoje todos falecidos. Dorival Roriz empunhou a bandeira da política da elevação do Povoado de São Sebastião do Salobro a distrito de itaberaí, como já era Cruzeiro do Sul (Itauçu), luta essa que foi em vão, com a criação da nova Capital do Estado pela GO 070, o Povoado de São Sebastião do Salobro a Distrito de Itauçu, já com a nova denominação de Distrito de Araçu (Terra Grande ou Grande Terra).

Nome este dado pelo consagrado poeta e intelectual da época o senhor Dr. Cylleneo de Araújo e que também seu filho Dr. Leo Lynce de Araújo, nosso conhecido fazendeiro foi o primeiro vereador de Araçu, com reperesentatividade junto a Câmara Municipal de Itauçu, eleito pelo voto do povo.

Mas Dorival Roriz não se conformou só com reconhecimento municipal, queria ver Araçu não como Distrito, mas sim reconhecido pelo Estado como um dos seus Municípios, e assim os municipalistas com a redistribuição das rendas tributárias criadas no país em 1946, e com a eleição a Deputado Estadual e eleito o senhor Ary Demóstenes de Almeida que no programa de Governo estava incluído Araçu como sua preocupação prioritária, assim Dorival Roriz junto com então Deputado Estadual conseguiram junto ao Governador Estadual da época José Ludovico de ALmeida, a elevação do Distrito de Araçu de Itauçu à Município de Araçu do estado de Goiás, pela Lei Estadual de n° 2.106 de 14 de novembro do ano de 1958 (14/11/58), que foi instalada sua comarca em 1° de janeiro do ano de 1959 (01/01/59), que contou com a presença do Governador Estadual o senhor José Ludovico de Almeida, e a primeira Dama do Estado a senhora Francisca Caldas de Almeida, finalmente Araçu era Município, graças ao dinamismo e inteligência de seu povo liderada pelo Senhor Dorival Roriz e também faz parte da história de Araçu as famílias de Jacinto, Freitas, Borges, Medeiros, Souza, Cunha, Resende, Soyer, Gonçalves, Carneiros, Camargo, Faria e tantas outras famílias pioneiras, o então Governador nomeou como 1° (Primeiro) Prefeito do Município o senhor Jerônimo Henrique Gonçalves.

Elevado a Município do Estado de Goiás em 1958, Araçu continuou a pertencer a Comarca de Itauçu, mas em 1964 foi instalado seu 1° (primeiro) Cartório de Registro Civil, somente no dia 25/07/1970, que foi instalada sua própria Comarca, que contou com a presença de várias autoridades Dom Juvenal Roriz, Dr. Romeu Pires de Campos Barros, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

Araçu fica situada na microregião n° 354, Mato Grosso Goiano, limitando-se ao norte com Itauçu e Itaberaí, ao leste com Inhumas, ao sul com Avelinópolis e Caturaí e ao oeste com Itaberaí, sem fronteiras interestaduais.

O município de Araçu tem uma área de 153,599 km², de terras férteis em sua totalidade e de poucas elevações dentro das quais a Serra de Camapuã e o Morro de Santa Rita.

Gentílico: Araçuense

Selecionar município