Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Criado pela Lei Estadual nº 4.595 de 1 de outubro de 1963, desmembrado de Anápolis. Sede no atual distrito Ouro Verde ex-Matão. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.

A formação do povoado “Boa Vista do Matão” teve início no mês de julho de 1935,quando José Gomes dos Santos doou uma área de terras da fazenda Matão, Município de Anápolis, para a construção de uma capela sob a invocação de São Sebastião. Em torno da capela surgiram as moradias de Marciano de Souza França e Miguel Gomes dos Santos, considerados os fundadores da localidade. Posteriormente, incentivados pelos pioneiros, estabeleceram-se no local, com casas comerciais, Alírio Santana Ramos,João Mariano e José Pimenta, pioneiros na atividade.

O povoado, inicialmente denominado Boa Vista do Matão, obteve acelerado crescimento no setor de agricultura e criação de gado, em decorrência da alta fertilidade das terras, passando à condição de distrito, em 12 de julho de 1948, pela Lei Municipal nº 57,com o topônimo de Matão, em virtude da vasta extensão de matas que o circundava.

Em 1963, perdeu grande área territorial para o novo Distrito de Rodrigues Nascimento. E em 1º de outubro de 1963, ascendeu à condição de município, instalado em 1º de janeiro de 1964, com a denominação definitiva de Ouro Verde de Goiás, em decorrência das extensas lavouras de café e da qualidade superior do produto.

Gentílico: Ouro-verdense

Selecionar município