Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Por volta do ano de 1956, Albino Borges mudou-se para a região localizada entre três grandes propriedades, pertencentes aos senhores João Soares de Souza, Jerônimo de Campos e Teodoro Paião de Oliveira, no Município de Piranhas.

As terras ricas e férteis, despertou o interesses de muitos que das regiões vizinhas para lá emigraram com intenção de fixarem residências e desenvolveram diversas atividades econômica, época em que o senhor Albino Borges com sua habilidade profissional edificou várias casas, vendendo-as aos que ali chegavam. Surge assim o pequeno arraial, inicialmente chamado de patrimônio do Areia, nome este oriundo do nome do ribeirão que banha a região.

Passados poucos anos, eis que o pequeno aglomerado rural se transforma num próspero povoado, contando com alguns estabelecimentos comerciais, em 1964, mudou-separa a região o fazendeiro Antônio de Castro, que passou então a trabalhar em prol da transformação do povoado em Distrito de Piranhas. Graças aos incansáveis esforços de Antônio de Castro, o povoado ganha a sua primeira batalha rumo à emancipação, sendo elevado à categoria de Distrito de Piranhas com o nome de Arenópolis, através da Lei 7.474, de 02/12/1971 votada na Câmara Municipal de Piranhas.

O distrito foi instalado em 15/04/1972. O distrito foi desmembrado de Piranhas através da Lei Estadual nº 9.153, de 14 de maio de 1982, tornando-se município e conservando o mesmo nome do distrito. A 1º de fevereiro de 1983 foi instalado o Município de Arenópolis, passando a constituir Termo da Comarca de Piranhas.

Principais vultos históricos Antônio de Castro, Albino Borges, João Soares de Souza, José Soares de Souza, Umbelino de Souza, Jerônimo Alves de Campos e Teodoro Paião de Oliveira.

Gentílico: Arenopolino

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Arenópolis, pela lei estadual nº 7.474, de 02/12/1971, subordinado ao município de Piranhas.

Em divisão territorial datada de 01/01/1979, o distrito de Arenópolis figura no município de Piranhas.

Elevado à categoria de município com a denominação de Arenópolis, pela Lei Estadual nº 9.153, de 14/05/1982, e desmembrado de Piranhas. Sede no antigo distrito de Arenópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 01/02/1983.

Em divisão territorial datada de 01/07/1983, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Selecionar município