Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

O município de Davinópolis nasceu em 1948 e emancipou-se em 1963. Deve sua formação ao casal José David de Souza e Dorcília Cândida de Jesus, doadores de uma área de 10 mil metros quadrados à Prefeitura de Catalão para a construção de uma escola rural; Obra que foi executada pelo então prefeito, João Netto de Campos.

Por volta de 1950, apareceram as primeiras construções nos arredores da escola, cujo local passou a ser conhecido pelo nome de Grupo, primeiro nome do povoado, em virtude de ter sido formado depois da construção da escola.

Ainda em 1950, foi construída a ponte sobre o Rio São Marcos, facilitando muito o escoamento de produtos oriundos daquela região. Com isso, o povoado sofreu um grande impulso, passando a ser denominado “Povoado da Barra”, por estar situado bem próximo das barras do Rio São Bento com o Rio São Marcos e deste com o Rio Paranaíba.

A construção de uma Usina Hidrelétrica no rio São Marcos, entre os municípios de Davinópolis e Catalão trouxe grande movimentação ao município.

No dia 29 de fevereiro de 2008 foi realizado o desvio do rio São Marcos visando a construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Serra do Facão.No dia 02 de fevereiro deste mesmo ano foi iniciada a concretagem da casa de força, antecipando o marco contratual definido junto à ANEEL que era 01/01/2009.

A previsão é de que a Usina comece a operar em Outubro de 2010, com uma capacidade de 210 Megawats, capacidade suficiente para atender à demanda de energia de uma cidade com 1,2 milhão de habitantes.

A fim de recompor a infra-estrutura afetada pela implantação do Aproveitamento Hidrelétrico Serra do Facão, em especial, o sistema de infra-estrutura viária, a Sefac realiza as obras de relocação da GO-506 entre os distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde, município de Catalão, e a construção da nova Ponte dos Carapinas.

A nova Ponte dos Carapinas é considerada a maior obra viária do reservatório de Serra do Facão. Com 526 metros de comprimento, a ponte será construída com concreto armado e terá 70 metros de altura, 11 de largura, via de mão dupla e passarela para pedestres.

Gentílico: Davinopolino

Selecionar município