Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

O município de Trombas teve início em meados da década de 50. Afetadas pelas secas dos sertões da Bahia e do Ceará, algumas famílias vieram para o interior de Goiás em busca de terras férteis, como Cândido Castro de Souza e seu irmão. Essas famílias se instalaram às margens de um córrego e, na mesma época, se mudaram para as margens de um córrego próximo, o qual denominaram Córrego das Trombas de Elefante, logo formando um povoado chamado Trombas.

A origem do nome se deve à nascente do rio, que fica entre os dois morros semelhantes a uma tromba de elefante. O povoado recebeu outra denominação, a qual não era oficial, segundo alguns moradores, de Vila Dourado, e mais tarde voltou a possuir o primeiro nome.

Entre 1950 e 1954 houve um grande conflito pelas terras férteis, tomando características de uma guerra entre a polícia e os posseiros. José Porfírio de Souza, posseiro da região, assumiu a liderança do movimento feito pelo povo a fim de legalizar as terras. Em 1962, os camponeses elegeram José Porfírio de Souza deputado estadual, e este se tornou um homem conhecido politicamente.

Em 1967, devido ao golpe de 1964 contra o governo do presidente João Goulart e seus aliados, o militarismo enviou espiões em busca de José Porfírio, e o mesmo foi preso e algemado no povoado de Riachão, Maranhão. José Porfírio foi levado para Goiânia, preso e, mais tarde solto. Almoçou com sua advogada e saiu dali dizendo que ia ao banco retirar dinheiro. Desde então ninguém mais o viu.

Gentílico: Trombense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Trombas, pela lei estadual nº 7266, de 21-11­-1968, subordinado ao município de Formoso. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito figura no município de Formoso.

Elevado à categoria de município com a denominação de Trombas com área do extinto distrito de Vila Dourado, pela lei estadual nº 10436, de 09-01-1988, desmembrado de Formoso. Sede no atual distrito de Trombas. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Selecionar município