Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Em 1892, esta região foi desmembrada do município de Pirenópolis, passando a pertencer ao município de Santana de Antas (hoje Anápolis).  Em 1894, Joaquim Taveira, anapolino, veio estabelecer-se com sua família no local onde está situada a cidade de Nerópolis. Acampado nas proximidades do ribeirão Capivara deu início à derrubada das matas, para o cultivo de produtos agrícolas, trazendo o velho Taveira algumas famílias para colonizar o lugar que foi cognominado, pelo povo, de Matinha dos Taveiras.

Em 1898, Fulgêncio Taveira, filho de Joaquim Taveira, mudou o nome do núcleo para Campo Alegre, nome sugerido pelo devastamento da floresta. Em 1904, o povoado foi elevado a vila, passando seu território a constituir o distrito de Campo Alegre, sendo extinto em 1913.

Foi restabelecido, em 1918, com o nome de Cerrado, nome este que permaneceu até 1930, quando seus dirigentes políticos e administrativos resolveram mudar-lhe o nome para Nerópolis, em homenagem ao Senador Nero Macedo.

Em território fértil e com perspectivas promissoras o novel distrito de Anápolis, em 1º de agôsto de 1948, pela Lei estadual nº104, tornou-se município, sendo instalado em 1º de janeiro de 1949. Em abril do mesmo ano, o município realiza sua primeira eleição para Prefeito e Câmara Municipal, que é composta de 7 vereadores. Sendo eleito como primeiro Prefeito, o senhor Francisco Emídio Filho.

Com sua emancipação em 1 de agosto de 1948, o município passou a constituir-se Termo da Comarca de Anápolis. Pela Lei nº 685, de 13 de novembro de 1952, foi o Termo elevado à categoria de Comarca.

O Poder Judiciário é constituído de um Juízo de Direito; uma Promotoria Pública; Cartório de 1º Ofício e do 2º Ofício; Cartório de Família, Órfãos e Ausentes; Cartório do Crime; Cartório do Protesto Civil de Pessoas Naturais; um Distribuidor e um Oficial de Justiça.

Situa-se à margem do Ribeirão Capivara na parte leste, e na parte oeste tem o córrego Cerrado. Pertence à Zona do Mato Grosso de Goiás, estando suas coordenadas geográficas a 16º 25′ 23″ de latitude sul e 49º 15′ 07″ de longitude W. Gr.

Tem limites com os municípios de Ouro Verde de Goiás, Anápolis, Terezópolis de Goiás, Goianápolis, Goiânia, Santo Antônio de Goiás e Nova Veneza.

ALTITUDE – Está a sede municipal a 700 metros acima do nível do mar, e o município oscila entre 650 e 850 metros,.

A temperatura do município é calculada em: média das máximas, 32ºC; média das mínimas, 15ºC; e média compensada de 25ºC a 26ºC. O clima do município está classificado como tropical úmido, e é considerado como excelente.

O município é bem regado de águas, que são potáveis e permanentes. Dentre outros citam-se os seguintes Ribeirão Capivara, Ribeirão Cachoeira e Ribeirão João Leite; estes últimos fazem limites com o município de Anápolis. O Ribeirão Cachoeira nasce no município e deságua no Rio Meia Ponte. Como elevação pode ser citado o Morro da Bandeira.

Gentílico: Neropolino

Selecionar município