Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Terezópolis de Goiás surgiu com a construção da BR-153, em 1944. Sob a influência da rodovia, ao longo da pista, nos dois sentidos no extremo sudoeste do perímetro urbano, localizam-se dois movimentados centros comerciais que oferecem frutas, legumes, cereais e lanches.

No lado da pista em direção a Goiânia, o comércio é informal e com construções de tipologia não convencional, chamadas popularmente de barracas. Iniciou-se na mesma época em que surgia a Vila Santa Tereza. O outro, quase em frente e ao lado da pista em direção a Brasília, foi construído pela administração municipal de 1998.

A intenção era transferir as barracas para este lado, com o objetivo de organizar, dar maior segurança a motoristas e comerciantes e, também, melhorar a paisagem da rodovia. No entanto, a grande maioria optou por continuar em suas barracas, seja pelo valor da taxa cobrada, seja pela insegurança quanto ao sucesso da mudança.

Outros pequenos empresários estabeleceram-se no novo centro comercial que apresenta uma movimentação comercial semelhante ao mais antigo. O adensamento de Marinápolis e de Terezópolis de Goiás ocorreu a partir de meados da década de 50, época em que Terezópolis era conhecida como Rabeia-Bode.

Gentílico: Terezopolino

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Terezópolis de Goiás, pela lei estadual nº 11704, de 29-04-1992, desmembrado de Goianápolis. Sede no antigo distrito de Santa Tereza, atual Terezópolis de Goiás. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Selecionar município