Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

O município de Cidade Ocidental foi fundado em 15 de dezembro de 1976, pela Construtora Ocidental Ltda. Era uma cidade pré-fabricada construída em terras que pertenciam à Fazenda Aracati, cujo proprietário chamava-se João Batista de Souza. A sede dessa fazenda localizava-se às margens de uma barragem no córrego Jacob, afluente do Rio Saia Velha.

Com a construção de Brasília e o grande desenvolvimento socioeconômico do país, criou-se um grande fluxo migratório nesta direção, o que gerou uma grande demanda habitacional, e conseqüentemente o surgimento de novos núcleos habitacionais em torno da capital federal. Cleto Campelo Meireles, empresário e proprietário da Construtora Ocidental Ltda, adquiriu a fazenda Aracati em 1974. A mesma possuía uma extensão de terra de 5.045.959 m² e era estrategicamente situada.

Em 1987, com a promulgação da primeira Lei Orgânica de Luziânia, o Núcleo Habitacional, que contava com 6.796 unidades construídas, foi elevada à condição de distrito, com direito a uma administração local.

Gentílico: Ocidentalense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cidade Ocidental, pela resolução nº 267, de 06-09-1985, subordinado ao município de Luziânia.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cidade Ocidental , pela lei estadual nº 11403, de 16-01-1991, desmembrado de Luziânia. Sede no antigo distrito de Cidade Ocidental. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Selecionar município