Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

A história de Senador Canedo está relacionada com a construção da estrada de ferro da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), na década de 1930. O crescimento do município ocorreu juntamente com a construção da via férrea, que atraiu as primeiras famílias de trabalhadores, oriundos de Minas Gerais e Bahia.

A Fazenda Vargem Bonita, de propriedade do Senador Antônio Amaro Canedo, foi local escolhido para montar os acampamentos que acolheram os trabalhadores, dando início à povoação. Próximo à estação ferroviária sugiram a zona central e os primeiros estabelecimentos comerciais.

Gentílico: Canedense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Senador Canedo pela Lei Municipal n.º 239, de 31-03-1953, subordinado ao município de Goiânia. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o distrito de Senador Canedo figura no município de Goiânia. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Senador Canedo pela Lei Estadual n.º 10.435, de 09-01-1988, que teve a sua execução suspensa pela Medida Cautelar n.º 1.574, de 15-07-1988, até o definitivo julgamento da representação, sendo desmembrado de Goiânia, Bela Vista de Goiás e Aparecida de Goiânia. Sede no antigo distrito de Senador Canedo.

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1989. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Selecionar município