Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Em 1946, um fazendeiro por nome de Benedito de Almeida Lara, iniciou com uma venda (comércio) de secos e molhados em uma modesta casa de pau-a-pique, para atender aos moradores da região por nome de Olhos D’Água pouco tempo depois, Benedito Bras vende seu comércio ao Sr. Donatil que foi o segundo habitante.

O Sr. Benedito Bras, constrói outra casa, adaptando nela uma pensão para acolher os vários transeuntes que passavam pela região.Logo após chega o Sr. Godofredo Amaral, que compra uma parte de terras e faz o loteamento. Com isso várias pessoas constroem suas casas formando o povoado Olhos D’Água.

Esse povoado torna em 10 de abril de 1961 distrito do Município de Anicuns denominando-se Distrito de Americano do Brasil, em homenagem ao poeta, jornalista, escritor, advogado e político goiano, Dr. Antônio Americano do Brasil. Com o crescimento da população, novos comércios como: lojas, padarias e escolas foram implantadas no distrito.

Em novembro de 1979, foi realizado o plebiscito para elevar o distrito a condição de município tendo aprovação da maioria absoluta da população. No dia 10 de junho de 1980 foi homologada a Lei que daria ao distrito o nome de município de Americano do Brasil, sendo determinada as eleições para Prefeito e Vereadores para o ano de 1982.

Gentílico: Americanense-do-Brasil

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Americano do Brasil ex-povoado de Olhos D’Água, pela lei municipal nº 223, de 27-12-1958, subordinado ao município de Anicuns. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito figura no município de Anicuns. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Americano do Brasil, pela lei estadual nº 8.844, de 10-06-1980, desmembrado de Anicuns. Sede no antigo distrito de Americano do Brasil ex-povoado.

Começa na margem do rio Turvo, no ponto mais próximo em que avançar o espigão divisor de águas dos córregos Gavião e Fazendinha; seguindo por este espigão, rumo oeste, até encontrar o espigão divisor de águas dos rios Turvo e dos Bois; daí, seguindo rumo Sul, pelo mesmo espigão, até o ponto em que encontrar o entroncamento do ramal que serve à fazenda do senhor Domingos Parrode com a rodovia que de Olhos d’ Agua demanda ao Povoado de Choupana.

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983. Em divisão territorial datada de 2001-VI-1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Pertence a mesorregião do Centro Goiano e a microrregião de Anicuns.

Selecionar município