Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

As primeiras famílias brancas que se tem informações que habitaram as terras hoje pertencentes ao Município de Amaralina, chegaram na região ainda durante o período escravista. Eram os Correia de Miranda, os Pereira de Oliveira, os Marques e os Araújo Lima

Apesar das condições de vida, extremamente precárias e difíceis, outras famílias que buscavam terras férteis para o plantio ou a exploração de minérios, principalmente, o ouro, existente nas redondezas, eram atraídas trazendo consigo seus agregados. E foi, assim que a população do local, ao longo do tempo, foi se multiplicando.

Na década de 40, a região já contava com duas estradas de razoável movimento. Alguns comércios foram se instalando, facilitando a aquisição de produtos como: remédios, gêneros alimentícios, entre outros, até então, buscados em locais distantes dali. Em volta do comércio do Sr. Adolfo Ferreira de Camargo novas famílias vão se aglomerando por ali, passando a surgir o povoado de Maralina, vinculando ao município de Mara Rosa.

As administrações municipais de Mara Rosa, aos poucos, vão beneficiando o povoado. Em 1963, foi criada a primeira escola estadual, as aulas eram administradas por dois professores: o Sr. Josino Silva e sua esposa a Sra. Elizeta Rodrigues Silva. Tanto a igreja católica quanto a evangélica são edificadas nos anos seguintes. A festa de São João Batista, comemorada até os dias de hoje e sendo festa tradicional do município, teve sua primeira comemoração no dia 24 de junho de 1964.

No final da década de 80, a população já estimada em quase 2000 habitantes, passa a cultivar o desejo pela emancipação. O então distrito de Maralina, já contava com um bom nível de desenvolvimento e organização, era responsável por uma significativa parte de arrecadação do município de Mara Rosa. Mas somente em 1995 tal desejo foi concretizado mediante lei estadual nº 12.802, de 27 de dezembro de 1995.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Amaralina, pela lei estadual nº 12802, de 27-12-1995, desmembrado de Mara Rosa. Sede no atual distrito de Amaralina. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Selecionar município