Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Localizado no Sudoeste Goiano, antigamente, era a conhecida comunidade do Sagrado Coração de Jesus do Rio Claro. A notícia do primeiro cristão a se instalar na região data do ano de 1858, com a vinda da família de Pedro Paula Siqueira e seus irmãos, que desbravaram uma área de terras na margem direita do Rio Claro.

No ano de 1894, Manoel José de Castro, ou Neca Borges, deixou o município de Rio Verde e se mudou para os sertões de Caçu, acompanhado pela esposa, Ana Custódia de Jesus, e família. A primeira medida concreta da fundação de Caçu foi do padre Brom, que tomou a primeira providência visando à criação do Patrimônio da Igreja Católica, para a construção de uma capela na região.

Formado o Patrimônio do Sagrado Coração de Jesus do Rio Claro, foram tomadas as primeiras providências para a construção da capela. Enquanto se construía a capela, em 1920, foram surgindo as primeiras habitações em seu entorno, dando forma ao povoado que, por muitos anos, foi conhecido como Água Fria. Em 1924, o povoado de Água Fria foi elevado à categoria de Distrito Judiciário, nesse momento já foi batizado com o seu nome atual: Caçu.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Caçu ex-povoado, pela lei municipal de janeiro de 1918, subordinado ao município de Jataí. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito figura no município de Jataí. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Caçu, pela lei nº 772, de 16-09-1953 complementada pela lei nº 1274, de 14-12-1953, desmembrado de Jataí. Sede no antigo distrito de Caçu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Selecionar município