Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

A cidade de Cromínia teve o seu começo em 1938, quando alguns moradores das redondezas, fazendeiros e agregados em sua maioria, escolheram um local, que ficou conhecido por Planura Verde, para a construção de um campo de futebol. Naquela época, existia no local uma casa de barro socado, onde residia Francisco da Cruz.

Com o movimento de pessoas que, aos domingos, iam assistir às partidas de futebol e, ao mesmo tempo, rezar o terço ao pé de uma cruz, foram aparecendo as primeiras casas e logo, em seguida, a capela. Em julho de 1940, construiu-se a primeira casa de tijolos, quando já era considerável o movimento de pessoas no povoado de Planura Verde. Antônio Alves de Siqueira é considerado seu fundador, bem assim, membros da família Cruz, ali radicados, foram os idealizadores e deram início à construção do campo de futebol, ponto de origem do povoado.

Tem-se também como primeiros moradores, membros da família Siqueira, que ali se estabeleceram por volta de 1940, dando notável impulso ao progresso do povoado, sendo a razão de serem por muitos considerados fundadores da cidade, e também Antônio Barbosa de Souza, Agenor José Firmino, Olímpio José Bráz e João Barbosa de Souza, os doadores do terreno ao patrimônio.

Em 1943, recebeu o nome de Cromínia, em virtude da exploração do minério de cromita, na serra Paraíso, próxima à cidade.

Gentílico: Crominiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cromínia ex-povoado, criado com partes do território do distrito de Mairipotaba, ex-Serrania, pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, subordinado ao município de Piracanjuba.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Cromínia, figura no município de Piracanjuba. Assim permanecendo em divisão territorial data de 01-07-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cromínia, pela lei estadual nº 897, de 12-11-1953, desmembrado de Piracanjuba. Sede no antigo distrito de Cromínia. Constituído do Distrito Sede. Instalado em 19-01-1953.
Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Selecionar município