Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Histórico de onde vieram as terras em que hoje a cidade está edificada. De acordo com os relatos deixados como acervo mediante testemunhas de seus criadores, que em 1943 era apenas fazendas e pertencia ao município de Pilar de Goiás. Daí passou a pertencer ao município de Itapaci em 11 de Agosto de 1945 e continuou pertencente até vir à emancipação política. Quem eram os seus donos?

Os proprietários da época eram: Começamos a destacar de 1942, ano em que chegou na região o Sr. João Florêncio da Silva, natural de Simões Piauí, nascido aos 09 de Janeiro de 1897 e ao chegar nessa região adquiriu 10 alqueires de terras dos Srs. Hermuth Brock e Freimundo Brock.

Logo depois adquiriu mais 483 alqueires, depois mais 60, mais 409 da fazenda Goiabeira do Sr. Benedito Gonçalves de Oliveira, depois mais 60 alqueires da fazenda João Inácio por direitos hereditários e juntando com seus familiares adquiriu mais 309 alqueires do Sr. José Maia, depois mais 214 de sociedade com seu genro Joaquim Avelino de Souza da fazenda Sítio Velho, tempos depois mais 60 alqueires da mesma fazenda perfazendo um total de 1.605 alqueires ao todo e cerca de 17 km de terras começando a margem do rio das Almas, margem do rio São Patrício indo até o morro da Cifra neste Município.

Contam que por volta de 1950 a seguir cultivava lavouras de arroz, milho e feijão e cerca de 40 famílias trabalhavam nessa propriedade em regime de meeiros, arrendatários e outros. Criavam gados, cabritos, porcos, cavalos e aves.

Hoje com menor quantidade terras, mas ainda estão na região muitos dos seus familiares, como é o caso do filho Sóstenes Florêncio da Silva (Florencinho), Pioneiro e que muito contribuiu para a emancipação deste município. Outros grandes proprietários da época: Benedito Fernandes de Além (pai do Saudoso Militão e avô do Finado Benedito Fernandes de Além Neto), Antônio de Oliveira, Manoel Antônio Ribeiro, Basílio, Buiuia, Benedito da Luz e Pedro Sena.

Com o passar dos tempos vieram vários outros compradores e foram alojando em partes menores, como foi o caso do Sr. Tarcísio Rodrigues, Anísio Rodrigues de Lima, Joaquim José do Bonfim, José Gomes Tição, José Machado da Silva e tantos outros.Qual foi o primeiro nome da cidade? Porque era chamada assim?

Gentílico: São-luizense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Luiz do Norte pela Lei Estadual n.º 9.160, de 14-05-1982, subordinado ao município de Itapaci.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Luiz do Norte pela Lei Estadual n.º 10.428, de 08-01-1988, sendo desmembrado de Itapaci. Sede no antigo distrito de São João, atual São João da Paraúna. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1989.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995 o município de São Luiz do Norte é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.

Selecionar município