Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

Data de 1939 o início do povoamento da região onde hoje se localiza a cidade de Avelinópolis, conhecida primeiramente, pelo nome de Mata da Aparecida, por se situar na fazenda de igual nome, no então município de Anicuns.

Cobria a região, extensas matas virgens, cujo terreno se classifica como sendo de primeira qualidade para a agricultura. na fase inicial de desbravamento, alí, se cultivou, em larga escala, o arroz, o milho, o feijão e a cana-de-açúcar.

Com o passar dos anos, os agricultores da região, voltaram suas vistas para a cafeicultura. Nesse período, o Povoado, já bem populoso, se expandiu mais ainda e tornou-se conhecido pelos municípios circunvizinhos. houve, de certa maneira, um grande interesse de forasteiros pelas terras da localidade que prestavam, de fato, para o plantio do café. foi essa, segundo consta, a causa principal do crescimento e prosperidade do povoado.

A designação inicial de povoado de Mata da Aparecida, com o correr do tempo, foi caindo em desuso, até o seu total esquecimento. De 1946, em diante, firmou-se o nome de Povoado Tabocas, consagrando, assim, o nome do curso d’água que banha, na parte Norte, o povoado. Com essa nova designação, a localidade se fez conhecida, conservando-a até o ano de 1962.

A lei municipal n° 266, de 30/11/62, elevou o Povoado de tabocas à categoria de Distrito, com sede no mesmo povoado, e, com o nome já modificado para Avelinópolis. O nome dado ao novo Distrito é o resultado de uma homenagem que se tributou a um dos pioneiros da região que, ali, se radicou, desde os primórdios da povoação. O desbravador, em referência, chama-se João Avelino Gomes, natural da Bahia. Para a região, facilitou ele, a entrada de seus conterrâneos. Até hoje, sobressai, em grande número, o elemento da boa terra. O Senhor João Avelino Gomes exerceu a vereança pela sua região durante dois mandatos consecutivos.

A lei municipal n°273, de 09/11/63, ofereceu o pronunciamento exigido pelo artigo 89 da Constituição Estadual para o desmembramento do território de Avelinópolis do Município de Anicuns, e, bem assim, fixou seus limites.

A Lei Estadual n° 4921 de 14/11/63, criou o Município de Avelinópolis, com Sede no Distrito do mesmo nome. No dia 1º de janeiro de 1964, foi instalado por autoridades competentes, comparecendo, às solenidades, o representante do Sr. Governador do Estado.

Avelinópolis situa-se na Microrregião “Mato Grosso de Goiás” – 354. o município é constituído de uma área de 164 km², demarcada, ao Norte, pelos municípios de Itaberaí e Araçu; ao Sul, Santa Bárbara de Goiás e Nazário; a Leste, Caturaí e Trindade e a Oeste com o município de Anicuns.

Gentílico: Avelinopense

Selecionar município