Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.

Municípios

A fundação do povoado de Hidrolina se deu quase todos os núcleos de povoado do interior. Os Senhores Antônio Pereira da Silva e Graciano Gonçalves Guimarães.

Construíram uma Capela em louvor a Santo Antônio Maria Claret, nas proximidades do local onde seria a zona urbana da atual cidade, e doaram uma gleba de terra a Igreja Católica para formação do patrimônio municipal.

Dada a fertilidade das terras para o cultivo das pastagens para o gado a recém-formada povoação foi progredindo naturalmente, podendo assim, pleitear a sua emancipação distrital e que a Câmara Municipal de Pilar de Goiás lhe concedeu, pela Lei nº 29, de 26 de Junho de 1958, quando passou a se denominar Hidrolina. No início a localidade era conhecida pelo nome de Lombeira, em virtude de ser abundante na região uma árvore conhecida por esse nome.

A denominação nova de Hidrolina, se deve ao fato de ter o município muitos cursos d’água. Ainda em 1958 o Distrito de Hidrolina, passou a categoria de município, por força da Lei Estadual nº 2131, de 14 de Novembro.

Gentílico: Hidrolinense

Selecionar município