Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Municípios propõem a criação da Associação das Cavalhadas de Goiás 22 ago 2017 em AGM

Municípios propõem a criação da Associação das Cavalhadas de Goiás

As cavalhadas representam uma das principais atividades culturais do Estado de Goiás, as quais sobreviveram e se expandiram com o passar dos anos. Atualmente quatorze municípios goianos promovem o evento. Alguns deles a cerca de 200 anos. As cavalhadas atraem turistas, mobilizam a população e representam, além da preservação da cultura, uma fonte de economia local.
 
Ocorre que vários municípios encontram dificuldades, principalmente financeiras, para a sua realização. A iniciativa de se promover os eventos parte da própria comunidade, através das associações em cada cidade, mas o apoio das prefeituras é fundamental. Por sua vez, o Estado também contribui, mas sofre limitações devido a legislação. Daí surgiu a ideia de se criar uma associação integrada por prefeitos de municípios.
 
Para discutir o assunto foi promovida uma primeira reunião, sob a coordenação do deputado estadual Lincol Tejota, com as participações de prefeitos, secretários municipais de cultura e de turismo. A Associação Goiana de Municípios (AGM) apoia a iniciativa e esteve representada pelo coordenador de articulação política Armando Leão.
 
O prefeito de Santa Cruz de Goiás, Mateus Félix, argumenta que com a criação da associação será mais fácil a obtenção de recursos públicos. Haverá maior divulgação dos eventos o que vai atrair mais turistas. Os prefeitos Sávio de Sousa Soares Batista (Pilar de Goiás) e João Batista Cabral (Pirenópolis) também defenderam a criação da entidade. Além de facilitar a obtenção de recursos  será buscado ainda um maior intercâmbio entre esses municípios, trocando experiências positivas e, até mesmo, promovendo aquisição conjunta de materiais, como tecidos, a custos mais baixos.
 
O deputado Lincol Tejota se comprometeu em defender na Assembleia Legislativa a proposição de uma emenda parlamentar no orçamento do estado para o ano que vem com essa finalidade e já busca agendar uma audiência com os prefeitos junto ao Ministério da Cultura.
 
Armando Leão hipotecou todo o apoio da AGM para a criação da Associação das Cavalhadas do Estado de Goiás e na ocasião ficou definida que a próxima reunião acontecerá dia 12 de setembro na sede da entidade.
 
Por outro lado, dias 9 e 10 de setembro próximo, acontecem as Cavalhadas de Pilar de Goiás, na região do Vale do São Patrício.