Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Governo do Estado propõe adoção de medidas restritivas mais severas na prevenção da Covid 19 29 jun 2020 em Saúde

Governo do Estado propõe adoção de medidas restritivas mais severas na prevenção da Covid 19

O Durante três horas o governador Ronaldo Caiado coordenou uma reunião que teve como objetivo fazer uma avaliação do comportamento da expansão da Covid 19 no Estado de Goiás e medidas que devem ser adotadas. Participaram os presidentes de todos os Poderes, Tribunais, deputados, senadores, presidentes de entidades e prefeitos.

O presidente da AGM, Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho) também participou. Inicialmente foram apresentados os resultados de um estudo que vem sendo feito por um grupo especial da UFG sobre a expansão da contaminação do vírus no Estado tomando por base as medidas preventivas, como o isolamento social. Até o momento todas as previsões feitas pelo grupo foram confirmadas, o que garante a credibilidade no trabalho.

Se a situação for mantida como está, com baixo índice de isolamento e flexibilização, em muito breve o sistema de atendimento de saúde deve entrar em colapso com os leitos de UTIS todos ocupados já a partir do final da primeira quinzena de julho. Para o final de setembro o número de mortos poderá chegar a 18 mil. Segundo o coordenador do estudo, professor Thiago Rangel, com a adoção de medidas já a partir de agora esse número poderá ser reduzido pela metade. Como constatação até agora, comprovou-se que o isolamento social reduz a velocidade de transmissão do vírus o que propicia maior capacidade de atendimento por parte da rede hospitalar, hoje considerada frágil. No último mês houve uma expansão maior da doença nas cidades do interior.

Como sugestão apresentada, e acatada pelo Governo do Estado, está a implantação do “isolamento intermitente” com a alternância de um período de 14 dias de completo isolamento, permitindo o funcionamento de apenas atividades estritamente essenciais, e outros 14 de flexibilização de acordo com as condições sanitárias.

O secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino, apresentou números do último relatório dando conta de que em Goiás até o início da manhã dessa segunda-feira (29) haviam 56.032 casos suspeitos, 21.927 confirmados e 435 mortes. Só nas últimas 24 horas haviam sido registrados 8 óbitos só no hospital de campanha em Goiânia. O secretário também anunciou a suspensão das cirurgias eletivas devido a escassez de medicamentos. Alertou que o problema de atendimento a partir de agora não se restringe a expansão do número d eleitos e aquisição de medicamentos, mas também da falta de profissionais treinados para esse tipo de atendimento.

O presidente da AGM, Paulinho, hipotecou apoio as medidas sugeridas pelas autoridades de saúde e lamentou o fato de que em muitos municípios opositores estão utilizando a pandemia para tirar proveitos políticos.

Todos os representantes de poderes e de tribunais hipotecaram apoio a medida. Vários presidentes de entidades que integram o Fórum Empresarial participaram da videoconferência mas não quiseram se manifestar sobre as medidas.

Apenas o presidente da Adial, Otávio Lage Filho, que solicitou ao Governo maiores condições para a realização de testes nos trabalhadores das empresas do comércio e da indústria.

O prefeito de Goiânia, Iris Resende, afirmou que a prefeitura da Capital está adotando todos os esforços, ampliando a rede hospitalar, e que vai aderir as medidas.

Ao encerrar a reunião o governador Ronaldo Caiado fez um apelo a população para que colabore e adote as medidas necessárias. Também pediu o apoio dos prefeitos, uma vez que os municípios têm a liberdade de aderirem ou não a esse “fechamento social”.

Entretanto, Caiado alertou “não dá mais para achar que está tudo bem. Que pode continuar. Não vai acontecer nada disso. O momento exige agora responsabilidade de todos”, salientou, alertando a todas as autoridades que cada um deve assumir o risco das decisões. “Quando aumentar o número de mortos e o paciente não encontrar mais leito de UTI para atendimento podem ter a certeza que a população vai cobrar daqueles que se omitiram”, frisou.

Anunciadas as medidas, de imediato, a AGM e a FGM, decidiram promover nessa terça-feira (30), às 10 horas, uma videoconferência com as participações de todos os prefeitos para uma avaliação dessas medidas, bem como a sua adesão.

Assessoria de Comunicação da AGM