Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Fórum nacional virtual de habitação discute retomada de investimentos em construção de moradias 5 out 2020 em AGM

Fórum nacional virtual de habitação discute retomada de investimentos em construção de moradias

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) conclama municípios e entidades sociais a participarem do 67º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que será realizado nos dias 7, 8 e 9 de outubro, com transmissão on-line. O presidente da Agehab, Lucas Fernandes, salienta que o Fórum é fonte valiosa de inspiração para projetos, ações e políticas que fomentam a promoção habitacional de qualidade no País. “Este é o momento em que todas as secretarias, agências e companhias habitacionais do Brasil compartilham as ações que deram certo e discutem soluções para os maiores entraves à produção habitacional de qualidade. É o primeiro ano em que o evento é transmitido pela internet, então é uma excelente oportunidade de aumentar a participação goiana, pois não haverá despesas com transporte e hospedagem”, avalia Lucas Fernandes. Ele ressaltou que o governador Ronaldo Caiado tem investido pesado em habitação, mas exigindo qualificação dos projetos tanto nas parcerias com os municípios quanto com as entidades.

A presidente da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos da Habitação (ABC), organizadora do encontro, Maria do Carmo Avesani Lopez, afirma que o Fórum Nacional de Habitação é o momento em que os problemas e os avanços do setor são expostos para as autoridades, para conscientizar a respeito do que está acontecendo de fato nos estados e municípios, sendo uma oportunidade para os gestores brasileiros trabalharem juntos para desenvolver uma política habitacional sustentável. Para isso, acrescenta, é necessário definir as fontes de recursos e a segurança jurídica e financeira.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site de transmissão do evento: www.forumdehabitacao.com.br. A programação do Fórum deste ano destaca o desenvolvimento sustentável, a regularização fundiária urbana e o novo programa do governo federal, o Casa Verde e Amarela, com participação de especialistas da sociedade civil e representantes do Governo Federal (Ministério de Desenvolvimento Regional e Caixa Econômica Federal) e dos estados e municípios. Serão seis webinars transmitidos ao vivo no período de 7 a 9 de outubro.

Durante o Fórum, também serão premiadas as melhores experiências em habitação do País, com o Prêmio Selo de Mérito. Estão concorrendo 16 projetos de companhias, agências e secretarias de habitação do País. A Agehab concorre com o projeto Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social – Athis em Parceria, que relata uma cooperação inédita entre o Governo de Goiás, por meio da Agehab, e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), para realização do Concurso Público Nacional de Projetos para Habitação de Interesse Social.

Programação

7 de outubro
15h00 às 17h00: Abertura do 67º Fórum e Mesa de diálogo: Desafios e novidades da nova política habitacional.
Convidados: Ministério do Desenvolvimento Regional, Caixa Econômica Federal, representante do setor empresarial da construção civil, presidente da ABC, presidente do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU)

8 de outubro
10h00 às 12h00: Recursos para Habitação de Interesse Social (HIS) voltados a Estados e Municípios – Programas Pró- Moradia (FGTS) e Programa de Melhorias Habitacionais (FDS)
Convidados: Caixa Econômica Federal, Secretaria Nacional de Habitação, Consultor de Orçamento da Câmara dos Deputados, Ricardo Volpe

13h50 às 15h20: Mesa de diálogo: Parceria Brasil/Alemanha: A influência da Norma de Desempenho na Regionalização da HIS e a importância da observação das zonas bioclimáticas nos projetos de HIS e de arquitetura.
Convidados: Secretaria Nacional de Habitação, representantes da Deutsche
Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no Brasil

Convidados: Secretaria Nacional de Habitação, representantes da Deutsche
Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no Brasil

9 de outubro
10h00 às 12h00: Mesa de Diálogos: Regularização Fundiária: Aspectos registrários e reflexos nas políticas públicas municipais
Convidados: Arquiteto Silvio Figueiredo, especialista Sophia Rachid, Daniela Altavista (Cidade Legal/SP), Ana Cristina de Souza Maia, Diretora de Regularização Fundiária do CORI de Minas Gerais

15h00 às 17h00: Mesa de diálogo: Recursos para HIS por meio do mercado: Ações de Estados e Municípios que facilitam o acesso ao crédito para a população de baixa renda.
Convidados: Caixa Econômica Federal, MDR, representantes da ABC.

Assessoria de Comunicação da AGM
Fonte: Agehab