Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
CNM pede apoio do Congresso Nacional para garantir censo demográfico de 2020 19 out 2018 em AGM

CNM pede apoio do Congresso Nacional para garantir censo demográfico de 2020

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) intensifica suas articulações e nessa semana o presidente da entidade, Glademir Aroldi, foi recebido pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro. Posteriormente, acompanhado de prefeitos, ele se reuniu com o deputado Carlos Melles (DEM-MG) na Câmara Federal. Os municipalistas debateram com o parlamentar alternativas que garantam recursos para a realização do censo demográfico de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

A sugestão discutida na reunião foi no sentido de buscar apoio junto ao Congresso Nacional para que seja incluído no orçamento R$ 150 milhões, montante necessário para que seja feito o levantamento. Esse valor seria conseguido por meio de emenda ao Orçamento. O deputado Carlos Melles é presidente da Frente Parlamentar Mista da Geografia, Estatística e Meio Agroambiental, também reconhecida como Frente da Gema. O parlamentar demonstrou otimismo em conseguir o recurso e vai trabalhar em conjunto com a CNM para que essa demanda avance no Congresso.

 

O IBGE não realiza o censo demográfico desde 2015 em razão da falta de recursos que deveriam ser repassados pela União. Nos últimos anos o Instituto tem trabalhado com estimativas e a mais recente publicada é preocupante porque existe a possibilidade de redução de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 135 cidades após a atualização dos coeficientes que teriam como base esse levantamento. A cidade de Roncador seria uma delas.

 

Além da realização do censo demográfico, a CNM defende que a situação dos Municípios prejudicados precisa ser analisada urgentemente. “A nossa proposta é de fazer um pedido no sentido de congelar o coeficiente dos Municípios que perdem com a estimativa. Os Municípios prejudicados com a redução de recursos do FPM, por conta de não ter sido feito o censo de anos anteriores, não teriam alteração em seus coeficientes. A gente precisa fazer um esforço enorme no final deste ano para que ocorra uma espécie de transição nos anos de 2019 e 2020 até o governo federal disponibilizar recursos para a realização de um novo Censo em 2020”, explicou o presidente da CNM.

 

Assessoria de Comunicação da AGM

Fonte: CNM