Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
29 abr 2016 em AGM

Baliza atrai apaixonados pelo ecoturismo

Baliza fica a 420 quilômetros de Goiânia, região Oeste do estado, e é contemplado pelas belezas do Rio Araguaia. A história do município teve origem com a chegada de garimpeiros ao local em busca de jazidas de diamantes nas margens do Ribeirão João Velho, em 1924. A constatação da riqueza das minas fez com que um grande número de famílias se instalasse na região. Ainda hoje, muitos casarões antigos existem na cidade.

Atualmente, o turismo é uma das principais fontes de renda no município, que atrai visitantes durante todo o ano. ?O nosso município é riquíssimo em turismo, tem belas paisagens e cachoeiras?, conta o prefeito Roldão Lisboa. A cachoeira do Paraguaçu é um dos destinos que mais chama atenção. Para chegar até lá, é preciso usar um carro com tração nas quatro rodas para enfrentar quase 40 quilômetros de estrada de chão, com pontes de madeira e muita água. Apesar do difícil acesso, o local encanta. São 94 metros de queda livre.

Outro lugar que recebe muitos turistas é a Cachoeira do Lajeado, onde é possível conferir uma sequência de pequenas quedas d?água. Quem visita Baliza também não pode deixar de ir até a Área de Preservação Ambiental do Encantado, com cerca de 8 mil hectares às margens do Rio Araguaia. Várias espécies em extinção são preservadas na APA, que também planta, por ano, mais de 40 mil mudas.

O passeio no Rio Araguaia também é imperdível. Ao contrário das praias encontradas em municípios como Aruanã, em Baliza o rio tem muitas pedras e correntezas. Um dos pontos turísticos logo no início do passeio é a Pedra da Baliza, um grande maciço de pedra equilibrado de forma incrível e que deu nome ao município.

Para quem continuar seguindo de barco, o rio leva até a um estreito cânion com pedras escuras. Um dos trechos tem apenas cinco metros de largura e só cabe um barco por vez, mas a profundidade pode passar dos 50 metros. No entanto, o turista pode aproveitar as piscinas naturais que se formam em alguns pontos para se refrescar. Os visitantes que toparem o desafio de enfrentar mais de cinco horas de navegação serão presenteados com uma bela cachoeira, permitida para banho.

Na zona rural de Baliza fica o assentamento Oziel Pereira, o segundo maior do Brasil. Lá vivem 533 famílias, que têm acesso a escola, posto de saúde e assistência social. Os moradores do assentamento são responsáveis pela venda de grande parte dos produtos da Feira da Agricultura Familiar, que acontece no município às sextas-feiras. A feira também é ponto de encontro para os habitantes.

Assista abaixo a matéria completa do programa Conheça Goiás sobre Baliza. 

Anexos: