Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
AGM se transforma para melhor atender os prefeitos goianos 23 jan 2017 em AGM

AGM se transforma para melhor atender os prefeitos goianos

Nos últimos meses quem visitou a Associação Goiana de Municípios (AGM) percebeu que a entidade esteve em obras. A reforma na sede terminou há alguns dias e o resultado ficou surpreendente. Mais moderna, confortável e acessível, a sede também ficou mais bonita. Melhorias que vão refletir diretamente na qualidade do atendimento a prefeitos e prefeitas dos 246 municípios do Estado de Goiás. 

A maior transformação está na fachada do prédio que fica na Rua 98, número 127, quadra F16, no Setor Sul. Em 2012, quando o então presidente Cleudes Baré Bernardes assumiu a presidência da associação, a frente era identificada por uma lona. A reforma deixou a arquitetura contemporânea. As janelas instaladas na parede de alvenaria foram substituídas por vidros espelhados azul intenso que impedem a visão de quem está do lado de fora, o que é uma tendência arquitetônica. A nova fachada também ganhou muro de vidro, que além de oferecer segurança, deixa o paisagismo que há por trás dele visível. 

Os avanços não aconteceram apenas na parte externa do prédio. A recepção também foi modificada e agora está mais funcional, o que permite mais agilidade no momento do atendimento aos prefeitos. O presidente da AGM, Cleudes Baré Bernardes, disse que o intuito da reforma é dar maior representatividade aos prefeitos. ?Queremos que os prefeitos tenham orgulho de virem à Goiânia. Queremos que eles possam dizer que têm uma casa aqui, uma casa representativa, moderna e confortável. Também pensamos na autoestima dos servidores, que agora podem produzir em um ambiente mais aconchegante?.

 ?A arquitetura moderna que a AGM impõe nesse momento serve de motivação para os prefeitos, para que eles façam o mesmo em seus municípios, modernizem, usem as tecnologias que estão disponíveis hoje?, incentiva Baré. O presidente disse ainda que vai deixar a direção da entidade com o ?sentimento de dever cumprido? por ter ?contribuído muito para o movimento municipalista, mas sem esquecer a modernização da casa dos prefeitos aqui em Goiânia?, finaliza. 

O novo prédio já está recebendo a visita de prefeitos, que têm elogiado as mudanças. Um deles foi o prefeito reeleito em Vianópolis, Issy Quinan. ?A nova sede vai oferecer melhores condições de trabalho aos servidores da AGM e consequentemente oferecer aos prefeitos melhor estrutura no sentido de ver as suas demandas serem atendidas por parte desses mesmos servidores?, entende. 

O gestor ainda elogiou a aplicação dos recursos durante a reforma. ?O novo prédio é uma obra que valoriza a entidade e demonstra que os recursos arrecadados foram muito bem empregados pelo presidente Baré, que fez uma excelente gestão, representando com altivez, dignidade, lucidez, sobriedade, determinação e muita competência o interesse do municipalismo goiano?, salienta. 

Quem também visitou a sede após a reforma foi Kelson Vilarinho, prefeito de Cachoeira Alta. ?Estive na AGM depois das mudanças e posso dizer que o trabalho feito ficou muito bom. Essas melhorias ajudam os prefeitos que estão no interior e precisam de um suporte, de uma acomodação melhor quando vão à Goiânia. Além disso a associação ganha mais ênfase, fica mais forte com essas mudanças e nós precisamos estar fortes, afinal representamos 246 municípios?, completa. 

Serviços
A AGM oferece aos prefeitos goianos associados serviços exclusivos como o Portal de Transferências, Geoprocessamento, Goiás Compras e Diário Municipal. Todas essas ferramentas estão disponíveis de forma fácil no novo Portal Eletrônico da entidade, lançado há cerca de um ano. 

Com o Diário Municipal, que é disponibilizado pela AGM, os municípios filiados economizam ao fazerem publicações sem nenhum custo adicional. Com o instrumento que é reconhecido pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) os próprios municípios podem realizar suas publicações oficiais, agilizando os procedimentos. 

O Programa de Melhoria da Arrecadação (PMAR) surgiu com o objetivo de solucionar o problema dos endereços irregulares sem onerar os cofres das Prefeituras. Com uma tecnologia inovadora, a empresa parceria realiza o trabalho por meio de imagens aéreas ou de satélite, com definição de um marco zero na cidade. Assim o município pode crescer de forma ordenada. Cidades que aderiram ao PMAR como Goiânia, Trindade, Senador Canedo, Morrinhos e outros, colhem os benefícios. 

O Goiás Compras é um sistema pioneiro e uma ferramenta genuinamente goiana. Por meio dela o município realiza compras de bens e serviços comuns, além de atender a todos os requisitos legais estabelecidos nas Leis 8.666/3, 10.520/02, 9.755/98 e 12.462/11. O sistema também contempla a Lei Complementar 123/06, que determina tratamento diferenciado na participação em procedimentos licitatórios para micro e pequenas empresas, empreendedores individuais e cooperativas. 

Já o Portal das Transferências e Repasses do Estado de Goiás é um instrumento de fácil acesso onde os municípios têm disponibilizados, de forma organizada, o que arrecadam de fontes de receita como o FPM, Fundeb, ICMS, IPVA, PSF e outros. No caso do Portal, além dos gestores, a população também tem a oportunidade de acompanhar os repasses inclusive podendo comparar com receitas anteriores. 

Além dessas ferramentas, a AGM dispõe de profissionais técnicos preparados para orientar os prefeitos quanto a repasses federais e estaduais, e esclarecer dúvidas relacionadas a temas jurídicos e outros. 

Anexos: