Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
XIX Marcha vai debater a participação da mulher na política 5 maio 2016 em AGM

XIX Marcha vai debater a participação da mulher na política

As mulheres representam, no Brasil, pouco mais da metade da população (51,5%). Porém, a presença feminina ainda é muito pequena no parlamento e no poder executivo. No Senado Federal, doze cadeiras são ocupadas por mulheres (14,81%). Já na Câmara dos Deputados, 51 mulheres atuam como representantes do povo (9,94%). São, portanto, 63 mulheres dentre as 594 cadeiras do Congresso Nacional (10,6%). Da bancada Goiana na Câmara Federal, composta por 17 parlamentares, apenas duas deputadas: Flávia Morais e Magda Mofato.

Visando incentivar e aumentar essa participação durante a XIX Marcha à Brasília, que acontece no período de 10 a 12 desse mês, será promovido o Encontro Mulheres Líderes: Liderança, Participação Política, Oportunidades e Projetos, previsto para o dia 12 de maio, em Brasília. A reunião faz parte da programação da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O encontro terá a participação de lideranças políticas, organismos internacionais, acadêmicos e da sociedade civil organizada. O objetivo da reunião é trocar experiências e discutir o fortalecimento da participação feminina em condições de igualdade nos processos de decisão e acesso ao poder a partir de experiências e vivência das mulheres que estarão presentes na Marcha. A expectativa é que mulheres líderes possam relatar as dificuldades que enfrentam para concorrer a cargos políticos e o exercício de suas atribuições.

Na ocasião, também serão apresentadas as experiências exitosas realizadas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) nos últimos anos, como o Projeto Municípios Seguros e Livres da Violência contra Mulheres e o Projeto Reinserir ? Interação Local para Reinserção de Usuários de Drogas. Nesse contexto, ainda serão compartilhadas informações sobre oportunidades de iniciativas e ações conjuntas realizadas por organismos internacionais parceiros da CNM, como a ONU Mulheres e a Delegação da União Europeia no Brasil.