Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Vitória contra o Aedes: focos são reduzidos em 90% 6 maio 2016 em AGM

Vitória contra o Aedes: focos são reduzidos em 90%

Estado, municípios e comunidade se uniram na operação ?Goiás Contra o Aedes?, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em dezembro do ano passado. Os primeiros resultados positivos já surgiram e a campanha superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de reduzir em 1%, até abril, os índices de infestação do Aedes aegypti nos imóveis de todo o Estado. Este resultado foi demonstrado pelo secretário Leonardo Vilela, durante entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira (5).
Segundo ele a força-tarefa conseguiu impedir o surgimento de aproximadamente 100 milhões de mosquitos, com a eliminação de cerca de 100 mil criadouros. Os dados apontam ainda que em janeiro o índice de infestação em todo o território goiano era de 3,99%. Com o avanço da ação, tais índices decresceram para 2,11%, em fevereiro; 1,19%, em março; chegando aos atuais 0,39%, em abril.

A força-tarefa ?Goiás Contra o Aedes? será desenvolvida até o final de junho. Leonardo Vilela adiantou, entretanto, que a equipe técnica da SES-GO já está estudando estratégias a serem desenvolvidas após este mês, no período seco, para que o número de criadouros permaneça baixo
em todo o Estado.
Os registros da Secretaria revelam, ainda, que o número de municípios que apresentavam índices superiores a 4% de infestação do Aedes caíram vertiginosamente. Tais índices indicam que o município é caracterizado como de alto risco para o surgimento das doenças causadas pelo mosquito. Em janeiro, 106 dos 246 municípios goianos tinham mais de 4% de infestação. Em fevereiro, a quantidade reduziu para 16 e em março, para 7. Em abril, conforme ressaltou Leonardo Vilela, nenhum município do Estado é considerado como de alto risco.
Os municípios de Santa Fé de Goiás, Brazabrantes, Alto Horizonte, Jaupaci, Palminópolis e Aloândia estão bem próximos de atingir o grau de erradicação total do mosquito.
O ?Goiás Contra o Aedes? também obteve êxitos na redução do porcentual dos imóveis fechados. Os registros da SES-GO revelam que, em janeiro, 31% dos imóveis estavam fechados. Em abril, este índice decresceu para 19%. Tal fato, acentua Leonardo Vilela, é muito significativo porque o imóvel fechado é aquele desprovido de morador, em que não há manutenção e limpeza, nos quais os focos podem se proliferar. O quantitativo de imóveis recuperados ? que estavam fechados e foram abertos para a realização das inspeções ? saltou de 5 mil, em janeiro, para 32 mil, em abril.

Diminuição dos casos

A queda nos índices de infestação do Aedes reflete diretamente na redução do número de casos de dengue nas últimas semanas em Goiás. É o que aponta o Boletim de Dengue da SES-GO, relativo à semana epidemiológica 17 deste ano (3 de janeiro a 30 de abril de 2016). De acordo com o documento, nos últimos dois meses o Estado saiu de 10.311 notificações na semana 8 (até 27 de fevereiro), para 2.126 casos nesse último boletim. Em relação aos óbitos, houve 5 até o momento.

Mesmo com a diminuição nas últimas semanas, houve um acréscimo de casos durante todo o ano quando comparado com 2015. Até o momento, foram notificados, em todo o Estado, 114.726 casos da doença, enquanto que no ano passado foram 110.556 casos no período.