Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Uruaçu recebe profissionais de saúde de 66 municípios durante seminário 19 set 2018 em AGM

Uruaçu recebe profissionais de saúde de 66 municípios durante seminário

Profissionais de saúde de 66 municípios das cinco regiões de Saúde da macrorregião Centro-Norte participaram nessa terça-feira (18) do Seminário de Experiências Exitosas da Planificação da Atenção à Saúde – Processo de Tutoria, realizado em Uruaçu. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais), reuniu mais de 400 profissionais e gestores que puderam assistir às apresentações de experiências positivas desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) após a implantação da tutoria da Planificação da Atenção à Saúde.

 

Para a superintendente da Spais, Evanilde Fernandes, esse é um momento para o fortalecimento da Atenção Primária da saúde nesses municípios. “O seminário serve para darmos o retorno aos profissionais desse processo que começou em 2016 e já conta com diversas experiências que estão beneficiando toda a população que usa as Unidades Básicas como porta de entrada no Sistema Único de Saúde”, disse.

 

Na oportunidade, a titular da Superintendência de Vigilância em Saúde, Maria Cecília Brito, falou sobre a importância da integração entre as ações de vigilância em saúde e a Atenção Primária. Ela ressaltou que o trabalho em conjunto permite a identificação e resolução de doenças. “Vigilância em saúde é cuidar das pessoas, descobrindo doenças e evitando novas pessoas doentes. Esse trabalho deve ser realizado em conjunto com a Atenção Básica, na qual os usuários buscam o primeiro atendimento”, frisou.

 

A gerente de Atenção à Saúde, Ravena Miranda, apresentou um panorama do processo de planificação na macrorregião Centro-Norte. Em sua apresentação, ela relatou a implantação dos processos em Goiás e ressaltou que a tutoria já está presente em vários municípios goianos. “Já estamos com a tutoria em 101 municípios e espero que após esse seminário, possamos leva-la para mais cidades dessa macrorregião”, afirmou.

 

O município de Anápolis, que faz parte da macrorregião Centro-Norte, apresentou as experiências exitosas desenvolvidas em duas UBS’s.

 

A Planificação da Atenção Básica é um processo realizado entre a SES-GO e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e está presente em todos os municípios do estado. Na próxima terça feira (25) o Seminário de Experiências Exitosas nas Macrorregiões será realizado no município de Posse, macrorregião Norte.

 

Assessoria de Comunicação da AGM

Fonte SES GO