Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
UnB e SES-GO oferecem curso à distância para Agentes de Saúde 15 dez 2016 em AGM

UnB e SES-GO oferecem curso à distância para Agentes de Saúde

O governo goiano pretende tornar o estado de Goiás mais competitivo em saúde. Um dos pilares deste projeto é a qualificação profissional dos servidores atuantes na Atenção Primária à Saúde. Por meio de um convênio com a Universidade de Brasília (UnB), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promoverá, a partir de dezembro, o ?Curso de Capacitação do Processo de Trabalho de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias?.
 
A aula magna proferida pelo médico Fernando Cupertino, assessor especial do Conselho Nacional de Saúde (CONASS), será nesta sexta-feira (16), às 8h30, no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremego), com as presenças do secretário da Saúde, Leonardo Vilela, prefeitos e representantes do Conselho Municipal de Secretários de Saúde (Consems) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e da UnB. Também estarão presentes representantes da Universidade Federal de Goiás, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Universidade Estadual de Goiás e outras instituições de ensino superior.
 
O evento também contará com a presença de um grupo de 400 Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias.
 
O curso destina-se aos 8.249 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos 2.807 Agentes de Combate às Endemias (ACE) que atuam na atenção básica de saúde dos municípios do Estado de Goiás. A primeira turma inicia as aulas agora em dezembro. O curso prosseguirá, no período de 2017 a 2018, até completar todas as turmas.
 
A Rede Conecta SUS será a principal parceira desta atividade de extensão, pois tem estrutura tecnológica compatível para o desenvolvimento do projeto. As aulas estarão disponíveis na plataforma, conforme o link de acesso do e-mail pessoal, para que o aluno no decorrer de três meses possa acessar e realizar suas atividades. Os ACS e ACE atuantes em áreas distantes, sem acesso à internet, devem se deslocar para o local de acesso à rede mundial de computadores mais próximo de sua área de atuação ou moradia.
 
Depois de 220 horas-aula, os agentes participantes serão capazes de atuarem junto às equipes multiprofissionais (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, etc), no desenvolvimento das ações de cuidado e promoção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividade. O investimento neste curso de atualização é de R$ 4 milhões.