Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Trombas decreta calamidade pública 2 out 2017 em AGM

Trombas decreta calamidade pública

Com a falta de água o prefeito Agostinho Nóbrega decreta Estado de Calamidade Pública no município. A falta de chuva provoca problemas com a comunidade local e também na zona rural.

Trombas município localizado no Norte do Estado de Goiás vive o pior drama de toda sua história quanto a questão do abastecimento de água. O Rio Trombas que faz o abastecimento de água a comunidade local está totalmente seco comprometendo toda a população.

O prefeito da cidade Agostinho da Nóbrega Rodrigues, decretou Estado de Calamidade Pública, devido os problemas provocados pela intensa estiagem dos últimos meses no município de Trombas. Onde antes havia abundância de água, agora só é possível ver pedras e areia. As consequências são graves, o Rio Trombas manancial que abastece a cidade, foi prejudicado pela ação humana devido ao assoreamento, e está totalmente seco.

Preocupado com a situação, e para amenizar o problema da falta de água, a Prefeitura Municipal de Trombas, contratou três caminhões pipas que realizam o trabalho de forma alternada 24 horas por dia levando água para a população, porém os esforços não têm sido suficientes para atender toda a demanda. Os gastos nos cofres públicos são mais de R$ 50.000,00 reais mês para conter a falta de água no município.

Mas o problema não atinge apenas as famílias que moram na cidade. Outros rios e córregos que cortam o município, assim como as represas existentes principalmente nas propriedades rurais, também secaram, atingindo diretamente os produtores rurais que nas circunstâncias passam por grandes problemas. Plantações e os rebanhos estão sofrendo com a falta de água.

O Sistema de Abastecimento de Água na cidade o (SAAE) Serviço Autônomo de Água e Esgoto é administrado pelo município. De acordo com o funcionário Welton Ferreira Marinho, nunca viu uma seca como essa no município, mesmo com o trabalho de 24 horas que a prefeitura está realizando para não faltar água para a comunidade, os caminhões pipas não consegue encher os reservatórios te abastecimento no nível que precisa.

O prefeito Agostinho disse que juntamente com o vice-prefeito Ronoel tem tomado todas as medidas possíveis e necessárias, mesmo tendo que pagar um alto custo pelas ações, para evitar que a população fique desassistida. “Iremos manter os caminhões trabalhando até que este problema grave que atinge o nosso município seja resolvido. E já estamos buscando, para isso, auxílio junto ao governo do Estado”, afirmou o prefeito Agostinho.