Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
TRE-GO prorroga prazo de cadastramento biométrico em 9 municípios 18 fev 2016 em AGM

TRE-GO prorroga prazo de cadastramento biométrico em 9 municípios

O cadastramento biométrico promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás está sendo realizado, numa terceira etapa, em 98 municípios goianos. Entretanto, em muito deles a procura pelos eleitores aos cartórios eleitorais foi considerada muito pequena o que levou os juízes eleitorais das comarcas de 9 municípios a autorizarem a prorrogação do prazo para o dia 12 de março próximo. A medida atinge os municípios de Planaltina, Jataí, Rio Verde, Castelândia, Ipaeri, Campo Alegre de Goiás, Itumbiara, Cachoeira Dourada e Água Fria de Goiás. O prazo final previsto anteriormente era 26 de fevereiro próximo.
A palavra biometria vem do grego: bios (vida) e metron (medida) e designa um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas), sendo a opção utilizada pela Justiça Eleitoral a que recolhe as impressões digitais, fotografia e assinatura digital.                      
O objetivo, com a adoção do sistema biométrico de reconhecimento do eleitor, é inviabilizar as tentativas de fraudes, uma vez que a tecnologia confere mais segurança no momento da votação, ocasião em que os leitores biométricos estarão acoplados às urnas eletrônicas para confirmar a identidade de cada cidadão, a par das impressões digitais armazenadas no banco de dados da Justiça Eleitoral.
Etapas
Em observância às diretrizes estabelecidas, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) fez constar em seu planejamento estratégico quatro etapas, a serem concluídas em 2018, ano em que se prevê a habilitação de todos os eleitores do Estado pela nova tecnologia.
Em 2009, o recadastramento biométrico alcançou o Estado de Goiás, tendo sido Hidrolândia o primeiro município a utilizar as urnas biométricas, quando ainda estava em curso o projeto piloto.
Na primeira etapa de implantação da biometria, em 2012, foram recadastrados os eleitores de Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás e da capital, Goiânia.
Em 2014, segunda etapa, mais 22 municípios passaram por revisão do eleitorado, com a implantação da tecnologia biométrica. São eles: Anápolis, Campo Limpo, Ouro Verde, Aparecida de Goiânia, Bela Vista, Goianápolis, Terezópolis de Goiás, Goianira, Santo Antônio de Goiás, Brazabrantes, Caturaí, Guapó, Abadia de Goiás, Aragoiânia,  Inhumas, Damolândia,  Nerópolis,  Senador Canedo,  Caldazinha,  Nova Veneza, Trindade, Campestre de Goiás.
Atualmente, 26 municípios goianos já contam com a implementação do sistema biométrico de identificação do eleitor, o que representa, aproximadamente, 41% do eleitorado estadual, aos quais serão somados os municípios em revisão na terceira etapa (2015/2016), além dos novos municípios em atendimento ordinário.
Todos os demais municípios não abrangidos até a terceira etapa integrarão a quarta e última etapa, a ocorrer entre 2017 e 2018, o que aponta para um cenário de 100% do eleitorado habilitado, nas eleições gerais de 2018.