Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
26 jan 2016 em AGM

Todos em ação contra o mosquito Aedes

Está em plena ação uma verdadeira guerra contra o mosquito Aedes. O Estado todo está mobilizado com o envolvimento de prefeituras, órgãos públicos, entidades e a população dos 246 municípios. A primeira etapa da campanha está em fase de conclusão com as visitas a todos os imóveis residenciais e comerciais do estado. Em breve a Secretaria Estadual da Saúde (SES GO) vai publicar um balanço atualizado dessas ações. Os últimos dados do movimento ?Goiás contra o Aedes? foram computados até o último dia 25 quando 202 municípios já estavam totalmente engajados no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. No momento o trabalho já atinge aos 246 municípios. A Associação Goiana de Municípios (AGM) também participa da campanha e o seu presidente Cleudes Baré Bernardes conclama a todos os gestores e cidadãos para que não deem trégua ao mosquito. ?Os resultados positivos já estão surgindo. Parabéns aos municípios pelas mobilizações. Mas não devemos nos descuidar. Temos de acelerar e continuar as ações?, afirmou Baré.
As ações realizadas pelo Governo de Goiás são monitoradas em tempo real no Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde ? Conecta SUS Zilda Arns Neumann, localizado na sede da Secretaria de Estado da Saúde, em Goiânia (GO). O trabalho já é reconhecido nacionalmente e tem sido referência para outras unidades da federação. A iniciativa já recebeu elogios inclusive do ministro da Saúde, Marcelo Castro.
Essa é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Corpo de Bombeiros e prefeituras e as regionais de Saúde do Estado. A meta é mobilizar todos os 246 municípios e visitar todos os imóveis do Estado até o dia 31 de janeiro. A ideia é que esse mesmo ciclo de visitas seja realizado novamente nos meses de fevereiro, março, abril, maio e junho com objetivo de eliminar o Aedes aegypti no território goiano. A expectativa é que as ações continuem nos próximos três anos.
Até o dia 25 de janeiro, foram visitados 581.235 imóveis. Destes, 438.898 foram trabalhados, 144.160 estavam fechados e 1.112 visitas foram recusadas pelos moradores. Entre os imóveis fechados e visitas recusadas, as equipes retornaram e conseguiram realizar o trabalho em 2.078 residências. Foram encontrados focos em 18.283 imóveis.
De acordo com a superintendente de Vigilância e Saúde da SES-GO, Maria Cecília Martins Brito, a meta de alcançar 3 milhões e 120 mil domicílios é baseada no banco de dados do SIS/PNCD ? Programa Nacional de Combate à Dengue. ?Esse número pode estar superestimado, mas é nosso objetivo?, esclarece.
Desafios
Entre os principais desafios encontrados pelo Governo de Goiás e administrações municipais estão: a grande quantidade de imóveis fechados ? em torno de 30% dos visitados ? e a resistência de moradores em receber as visitas das equipes, já que 80% dos focos encontram-se dentro das residências. A Secretaria de Estado da Saúde alerta que o mosquito Aedes tem um raio de atuação de cerca de 150 metros e que, portanto, basta um foco para comprometer o trabalho realizado em toda uma quadra.