Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
2 ago 2016 em AGM

Semana Mundial de Aleitamento Materno faz alerta as mães

Está sendo promovida em vários países, inclusive no Brasil, a Semana Mundial do Aleitamento Materno e que tem como tema '”Amamentação e Desenvolvimento Sustentável”. Em Goiás também ocorrem atividades no período que se iniciou nesta segunda feira (1°) e se encerra no próximo domingo (7).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) promove nesta terça-feira (2) o Fórum Perinatal Estadual, o primeiro evento da Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano. O Fórum é aberto ao público, pois é um espaço que permite a participação social nas discussões sobre a assistência à gestante, puérpera (mulheres com 45 dias depois do parto) e recém-nascido. Na Maternidade Dona Iris serão realizadas palestras com as usuárias que estiverem nas salas de espera, abordando questões relacionadas à amamentação e à importância do leite materno. Os funcionários da Maternidade também passarão por treinamentos sobre o manejo com o aleitamento.
 
A Maternidade Nascer Cidadão fará durante toda a semana palestras sobre incentivo à amamentação e os seus benefícios, além de grupos de gestantes e apresentações de vídeos sobre amamentação. Para as demais unidades de saúde, serão realizadas ações como a afixação de cartazes e rodas de conversa com as mães e gestantes.
 
Todo mundo fala da importância de amamentar. Mas nem todos sabem realmente quanto isso é importante, pois desconhecem o imenso poder do aleitamento materno. O leite materno é uma fórmula perfeita, exclusiva, sem custo e facilmente acessível. Ele está pronto, na temperatura ideal e tem todos os nutrientes de que o bebê precisa até os seis meses de vida (é recomendado ser fornecido depois desse período, associado a outros alimentos). Nenhum leite industrializado é capaz de imitar essa ?receita?.

Além de ajudar o bebê a ganhar peso e crescer, o aleitamento materno previne diversas doenças, com uma ação tão ampla e duradoura que parece mágica: seus benefícios começam nos primeiros dias de vida do recém-nascido e o acompanham até a fase adulta. As mamães também têm sua cota de ganhos: amamentar previne a hemorragia pós-parto, ajuda o útero a retornar ao tamanho normal e diminui o risco de câncer de mama e de ovário.
 
E, se é imbatível do ponto de vista físico e nutricional, o aleitamento materno também produz outra mágica, desta vez no campo das emoções e da afetividade: amamentar é um momento especial, uma incrível conexão de carinho entre a mãe e o seu bebê, um privilégio desses dois seres.

Os benefícios da amamentação para o bebê

?  Fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e infecções, como as respiratórias, urinárias e de ouvido.
?  Reduz a ocorrência distúrbios intestinais como diarreias e constipação intestinal.
?  Favorece a acuidade visual.
?  Contribui para o melhor desenvolvimento neurológico.
?  Favorece o desenvolvimento intelectual (crianças amamentadas por mais de 1 ano têm QI maior).
?  Favorece o desenvolvimento orofacial. O ato de sugar fortalece os músculos faciais.
?  Reduz o risco de desenvolver obesidade, diabetes, hipertensão e síndromes metabólicas na vida adulta.