Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Sebrae GO faz a entrega do Prêmio Prefeitura Empreendedora 4 abr 2024

Sebrae GO faz a entrega do Prêmio Prefeitura Empreendedora

O auditório do Castro´s Park Hotel, em Goiânia, ficou pequeno para a cerimônia que anunciou os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre secretários estaduais, prefeitos, representantes da sociedade civil, gestores municipais e imprensa. Das 10 categorias do prêmio, Goiás participa de nove e foi o estado do Centro-Oeste com maior número de projetos inscritos (51 municípios e 79 projetos) e ficou entre os 10 estados com mais inscrições no país.
Dos vencedores da manhã desta quinta-feira (04), o município de Aparecida de Goiânia ficou em primeiro lugar em duas categorias: Sala do Empreendedor, com o projeto “Empreenda com Segurança” e Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, com o projeto “Aparecida Simplifica”. O município de Jaraguá foi o primeiro colocado na categoria Cidade Empreendedora, com o projeto “Festival Gastronômico Prato da Casa”; Jussara na categoria Compras Governamentais, com o projeto “Comprar Mais Jussara”; Senador Canedo foi o vencedor da Educação Empreendedora, com o projeto “Mov-Eja – O Empreendedorismo como Ferramenta de Visibilidade Social”. Na categoria Empreendedorismo Rural, Bela Vista de Goiás foi o primeiro colocado com o projeto “Festival da Mandioca – Ferramenta de Fomento do Empreendedorismo Rural”.
Chapadão do Céu, com o projeto “Chapadão do Céu Recicla com Inclusão” foi o primeiro colocado na categoria Inclusão Produtiva. Já na categoria Turismo e Identidade Territorial, o município de Cristalina foi o vencedor, com o projeto “Cristaline-se”, e o título foi muito comemorado pela equipe presente. O município do Sudoeste Goiano Rio Verde foi o vencedor na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, com o projeto “Programa Produtores de Água de Rio Verde”.
Antes do anúncio dos vencedores, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente do Sebrae Goiás, disse que esta edição já está marcada na história do estado, não só pela quantidade, mas pela qualidade dos projetos que estão sendo desenvolvidos nos municípios. “O desenvolvimento territorial e o fomento são impulsionados por bons projetos, e nossa satisfação é enorme porque realmente a gestão municipal tem contribuído com o empreendedorismo, e nós também, com apoio às micro e pequenas empresas nos 246 municípios do estado”, ressaltou.
O anúncio dos vencedores em Goiás do Prêmio Prefeitura Empreendedora foi prestigiado por muitas autoridades. O secretário Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, representou o governador Ronaldo Caiado. Ele elogiou a iniciativa e salientou que uma gestão bem-feita aliada a uma capacitação e uma liderança forte é o que efetivamente irá transformar o país. “Goiás é hoje um dos estados que mais cresce no Brasil, com um PIB de R$ 6,4 bilhões, o dobro do crescimento do PIB nacional. Isso mostra a potencialidade que o nosso estado tem. Se trabalharmos em parceria com os diversos segmentos da sociedade, públicos e privados, de forma engajada, conseguiremos efetivamente transformar esse estado não só em qualidade de vida, mas em geração de empregos”, analisou.
Para o secretário de Estado da Retomada, César Augusto Moura, esse prêmio se torna mais importante a cada ano. “Temos no governo várias ações que focam no empreendedorismo. Os prefeitos que ultrapassarem as barreiras podem transformar seus municípios por meio do desenvolvimento e fortalecimento da economia. Estou na torcida para que os ganhadores nacionais sejam de Goiás porque os projetos são sensacionais. Participei da equipe julgadora e falo isso com conhecimento. O Sebrae tem interiorizado as ações, e esse atendimento permite que cada vez mais prefeitos implementem projetos que possam ser referência para outros municípios, regiões e para o país”, analisou.
Orgulho foi a palavra que o gestor estadual do Prêmio Prefeitura Empreendedora, Allan Máximo, do Sebrae Goiás, utilizou para definir o dia da premiação. “Para o Sebrae, ter um número expressivo de prefeituras e projetos inscritos é o resultado de um trabalho feito com muito empenho por toda a equipe de Políticas Públicas e gerentes das Regionais. Temos certeza de que a instituição tem colaborado para o fortalecimento e o desenvolvimento territorial dos municípios goianos.”
Vencedores e troféu
Os três primeiros colocados de cada categoria receberam um certificado e um troféu, uma obra de arte feita pelo artesão goiano Viniciu Fagundes, que também é professor e engenheiro ambiental. “É Cerrado, é cultura goiana, é meio ambiente, tudo junto pela minha ótica, tendo o privilégio de fazer esses troféus para um prêmio tão importante como esse. Então eu só agradeço. Me sinto honrado por ter tido esse convite e porque o Sebrae é um divisor de águas em minha vida. Tive a sorte de cruzar com o Sebrae há quatro anos, quando decidi trabalhar com o artesanato, e desde então essa parceria tem ficado cada vez mais estreita e forte. Eu só agradeço”, disse Viníciu. O artesão já teve peças na novela Terra e Paixão, da Rede Globo, e a partir do dia 15 de maio algumas peças vão fazer parte do cenário do programa matinal Mais Você, da Ana Maria Braga.

Confira as prefeituras reconhecidas com o prêmio
CIDADE EMPREENDEDORA
1º JARAGUÁ
PROJETO: FESTIVAL GASTRONÔMICO PRATO DA CASA
2º ALEXÂNIA
PROJETO: FEIRA DE TROCA
3º TAQUARAL DE GOIÁS
PROJETO: TAQUARAL DE GOIÁS: CAPITAL GOIANA DA MODA ÍNTIMA

COMPRAS GOVERNAMENTAIS
1º JUSSARA
PROJETO: COMPRAR MAIS JUSSARA
2º MORRINHOS
PROJETO: COMPRAS COM RESPONSABILIDADE E SUSTENTABILIDADE
3º VIANÓPOLIS
PROJETO: O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE VIANÓPOLIS COM USO DO PNAE

EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA
1º SENADOR CANEDO
PROJETO: MOV-EJA: O EMPREENDEDORISMO COMO FERRAMENTA DE VISIBILIDADE SOCIAL
2º PALMEIRAS DE GOIÁS
PROJETO: APRENDENDO A EMPREENDER COM RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
3º PIRENÓPOLIS
PROJETO: EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA

EMPREENDEDORISMO RURAL
1º BELA VISTA DE GOIÁS
PROJETO: FESTIVAL DA MANDIOCA – FERRAMENTA DE FOMENTO DO EMPREENDEDORISMO RURAL
2º ITAPURANGA
PROJETO: CARTÃO XIXÁ – PROGRAMA MUNICIPAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E COMBATE À FOME
3º FLORES DE GOIÁS
PROJETO: PROJETO MEL DAS FLORES

INCLUSÃO PRODUTIVA
1º CHAPADÃO DO CÉU
PROJETO: CHAPADÃO DO CÉU RECICLA COM INCLUSÃO
2º IPAMERI
PROJETO: PICS – PROGRAMA IPAMERINO DE CRÉDITO SOLIDÁRIO
3º ABADIA DE GOIÁS
PROJETO: INCLUSÃO E APOIO AO ATO DE RECOLHER PARA RECICLAR

SALA DO EMPREENDEDOR
1º APARECIDA DE GOIÂNIA
PROJETO: EMPREENDA COM SEGURANÇA
2º ACREÚNA
PROJETO: CANTINHO DO EMPREENDEDOR
3º ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS
PROJETO: SALA DO EMPREENDEDOR – SEU AMBIENTE DE NEGÓCIOS

SIMPLIFICAÇÃO E FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO
1º APARECIDA DE GOIÂNIA
PROJETO: APARECIDA SIMPLIFICADA
2º CIDADE DE GOIÁS
PROJETO: BANCO POPULAR SOLIDÁRIODO MUNICÍPIO DE GOIÁS
3º IPAMERI
PROJETO: PICS – PROGRAMA IPAMERINO DE CRÉDITO SOLIDÁRIO

TURISMO E IDENTIDADE TERRITORIAL
1º CRISTALINA
PROJETO: CRISTALINE-SE
2º BELA VISTA DE GOIÁS
PROJETO: FESTIVAL GSTRONÔMICO DA MANDIOCA
3º JANDAIA
PROJETO: MONTANHA MÁGICA DE JANDAIA – VOO LIVRE

SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
1º RIO VERDE
PROJETO: PROGRAMA PRODUTORES DE ÁGUA DE RIO VERDE
2º HIDROLÂNDIA
PROJETO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PRESERVAR – PROJETO EMAS
3º TRÊS RANCHOS
PROJETO: CIRCUITO GOIANO DE PESCA ESPORTIVA

Assessoria de Comunicação da AGM
Fonte: SEBRAE GO