Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Saúde capacita municípios no projeto Siga Mamãe 19 jul 2016 em AGM

Saúde capacita municípios no projeto Siga Mamãe

Servidores das secretarias municipais de saúde dos 246 municípios goianos participam da capacitação para o projeto Siga Mamãe. O objetivo é o cumprimento das metas estabelecidas no Programa Goiás Mais Competitivo. O treinamento, que é realizado na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, em Goiânia, vai até o próximo dia 27, pela equipe do projeto Siga Saúde Goiás. Por dia, participam servidores de 25 municípios, entre enfermeiros e digitadores, que trabalham ou que possuem alguma experiência nas ações de saúde da mulher.

Durante a capacitação, Cláudia Vieira, executiva pública da Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan) explica o que é o Goiás Mais Competitivo e as metas de redução da mortalidade infantil no Estado. Além disso, a equipe de Gerência de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente aborda o Siga Mamãe e as ações dentro do projeto, tais como a vigilância do óbito infantil. Em seguida, os servidores recebem a capacitação do sistema Siga, por exemplo, como usar o módulo do Cartão SUS e o correto preenchimento para aglutinar informações de rotina da gestante.

Siga Mamãe    
O Siga Mamãe é o módulo de pré-natal do Projeto Siga que visa acompanhar gestantes atendidas pela rede pública de saúde construindo um prontuário eletrônico único. Esse recurso, totalmente virtual, permite ao município identificar as gestantes georreferenciadas e acompanhá-las, a fim de garantir o acesso aos cuidados durante o período gestacional.

Por meio dos registros das informações de rotina da mãe, serão monitoradas enfermidades e ocorrências, exames realizados, avaliações de consultas, entre outras ações que permitirão verificar a qualidade de vida da gestante. Hoje, para se garantir uma gestação saudável e minimizar riscos de mortes dos bebês recém-nascidos, a gestante deve realizar, no mínimo, sete consultas pré-natal e uma odontológica.