Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Saúde alerta grupos prioritários para vacinação contra Influenza 18 abr 2016 em AGM

Saúde alerta grupos prioritários para vacinação contra Influenza

A Secretaria Estadual da Saúde começou a enviar nessa semana, a todos os municípios goianos, uma carta alertando sobre a responsabilidade dos gestores municipais de fazerem o uso correto das cotas de vacina contra a gripe que receberam, destinando-as exclusivamente para os grupos prioritários. A Secretaria ainda orienta que os municípios iniciem a vacinação imediatamente após receberem a primeira cota da vacina. A Saúde busca evitar, com isso, que haja uso inadequado da vacina, e que toda a população dos grupos prioritários receba as doses.

?Os critérios de vacinação de Influenza são estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que definiu grupos prioritários que são as pessoas mais vulneráveis a desenvolverem agravamentos da gripe?, explica a Superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO Maria Cecília Martins Brito. Fazem parte do grupo prioritário para vacinação pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias, indígenas, profissionais de saúde, profissionais do sistema prisional, presidiários e adolescentes em cumprimento a medidas socioeducativas.

Esses grupos são mais suscetíveis a desenvolverem complicações da gripe. Das mortes registradas em Goiás, 78% eram de pessoas que estavam no grupo de risco e que não haviam sido vacinadas.

Campanha até 20 de maio

Até o momento, foram enviadas pelo Ministério da Saúde para Goiás, 600 mil doses da vacina. Está programado o repasse pelo Ministério da Saúde de 1,6 milhão de doses da vacina até o fim da campanha, em 20 de maio, quantia suficiente para atender toda a população dos grupos prioritários no Estado, segundo a Secretaria da Saúde.

Em Goiás, 79 municípios anteciparam a vacinação para o dia 12, pois no calendário do Ministério da Saúde o início era previsto para o dia 30 de abril. Esses municípios já receberam quase metade do total das doses das vacinas que serão utilizadas durante toda a campanha. A informação é da gerência de Imunização da SES.

Com essa quantidade distribuída no primeiro momento, a expectativa é que não faltem vacinas nos postos de Saúde até o envio do restante. Entre os municípios que já começaram a campanha estão Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Catalão. Goiânia, por exemplo, recebeu 161 mil doses, o que corresponde a cerca de 48% do total que será enviado para a capital até o fim da campanha. A meta é vacinar em todo o Estado 80% da população que integra os grupos prioritários, que correspondem a cerca de 1,5 milhão de pessoas.

A gerente de imunização do Estado Clécia Vecci alerta sobre a responsabilidade do município de promover a aplicação das doses apenas para as pessoas que integram o grupo de risco. ?É importante ressaltar que é responsabilidade das prefeituras fazer o uso correto das cotas que receberam exclusivamente para o grupo prioritário, já que não haverá envio de cotas extras?, afirma.

O Ministério da Saúde define os grupos prioritários levando em consideração o risco que as pessoas têm de adoecer e morrer pela Influenza. Pessoas saudáveis, fora do grupo de risco, podem ser infectadas pelo vírus, mas o organismo delas possui maior resistência para combater a doença, desde que tratada adequadamente. ?Pacientes com este perfil, caso apresentem um quadro de dificuldades respiratórias e febre alta devem procurar atendimento médico de urgência para o combate imediato da doença?, ressalta.

Este ano em Goiás foram confirmados 42 casos de H1N1, com 9 mortes. A informação é do Boletim Mensal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), relativo ao período de 3 de janeiro a 12 de abril.