Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Reforma Tributária: AGM participa de mobilizações em Brasília 5 jul 2023 em AGM

Reforma Tributária: AGM participa de mobilizações em Brasília

Sempre atenta e participativa nos movimentos em defesa dos municípios a Associação Goiana de Municípios (AGM) marcou presença nas mobilizações e articulações promovidas em Brasília quando o tema central foi a proposta da Reforma Tributária que tramita na Câmara Federal. O presidente Carlão da Fox compôs a mesa de debates promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com as participações de milhares de prefeitos de todo país.

Presidente da AGM no auditório da CNM em Brasília

Nessa reunião vários assuntos foram colocados em pauta e todos eles visando o alinhamento das demandas prioritárias de matérias em tramitação no Congresso Nacional. Dentre elas: o repasse adicional de 1,5% do FPM; recursos para garantir o custeio do piso da enfermagem; julgamento dos royalties de petróleo; e com destaque a proposta da Reforma Tributária.

Logo no início da reunião o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, divulgou uma informação comemorada pelos prefeitos participantes. No dia anterior o ministro Luis Alberto Barroso, do STF, concluiu a apreciação de uma liminar e que trata da obrigatoriedade de as prefeituras pagarem o piso da enfermagem. Em decisão final os municípios só serão obrigados a pagar o piso se houver liberação de recursos suficientes por parte da União. O deputado Agnaldo Ribeiro (PP-PB), relator da proposta da Reforma Tributária, também compareceu ao debate.
Todos os participantes, que expuseram suas opiniões, demonstraram preocupação com o teor da proposta e defenderam mudanças.

Reunião na Câmara

Presidente da AGM participa de reunião com a Bancada Federal Goiana

Outra importante reunião com a participação do presidente Carlão da Fox aconteceu na Câmara Federal com parlamentares federais goianos, o governador Ronaldo Caiado e prefeitos. O presidente da AGM pediu o apoio de todos os deputados para que votem a reforma de acordo com os interesses dos municípios e do Estado de Goiás. “Da forma como ela está essa reforma vai ser muito prejudicial para todos nós. Temos que promover mudanças e, por isso, contamos com todos os deputados e senadores goianos”, afirmou.

Já o governador Ronaldo Caiado afirmou que ainda há muitas pessoas que querem responsabilizar os problemas do Brasil ao ICMS e ao ISS, impostos que são de responsabilidade de Estados e Municípios. “Os problemas do Brasil são causados em decorrência da falta de apoio à educação, à pesquisa, à ciência, à tecnologia, e à inovação. Essa é a grande realidade”, ponderou durante suas exposições.

Por fim, o governador lembrou que a reforma impõe maiores responsabilidades a estados e municípios, já que são afetados em 65% enquanto a União em 35%. “O Governo Federal deveria fazer a reforma dele, dos tributos dele. Eles arrecadam R$ 1,4 trilhão e nós arrecadamos um pouco mais de R$ 900 bilhões. Fazer cortesia com chapéu alheio não dá”, acrescentou.

Assessoria de Comunicação da AGM